terça-feira, 23 de novembro de 2021

Pergunta para queijinho

Por que razão me dá (quase) sempre uma soneira degraçada quando me sento ao computador para trabalhar (como para fazer um teste, como esta tarde, coff, coff), mas não me dá sono se, em vez disso, estiver a ver vídeos ou publicações num blogue ou no livro das caras, por mais inúteis que alguns deles sejam?

domingo, 31 de outubro de 2021

Devo ser a única bruxa

Eu percebo que a maior parte das pessoas encara esta ocasião como um segundo Carnaval, com uma temática mais assustadora (o que não significa que não haja bruxas, vampiros, fantasmas e monstros no Carnaval...), mas era mesmo necessário importar esta festividade? Eu acho que não...


Na minha escola*, este ano, optou-se por deixar as crianças que assim entendessem irem mascaradas (mas não podiam levar a cara tapada). Claro que foi uma animação, um rebuliço tremendo... Ainda assim, até trabalharam bem (tendo em conta o que lhes foi pedido para fazerem)!


 


*Estou em três escolas, mas é assim que identifico a escola onde estou há mais tempo - desde que estava grávida do Feitiço!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

O elogio

Varinha, para o pai: Ficas tão chique com essa camisola [vermelha]! Pareces do Continente.

sábado, 2 de outubro de 2021

Nós em quadras #4

Hoje estive no blogue da minha irmã Mafalda (onde já não ia há demasiado tempo, reconheço) e li os posts que ela tinha como favoritos. Como ela é muito querida, vários desses posts são de minha autoria. A partir de um deles, o "Nós em quadras #3", e dos respetivos comentários, escritos também em quadras que rimavam (comprovando, mais uma vez, que os meus leitores são do melhor que há na blogosfera), apercebi-me de uma falha terrível... Não escrevi e, consequentemente, não publiquei, as quadras referentes à Magia. Isto depois de me ter comprometido a fazê-lo! Uma vergonha... 😳


 


Pois não perdi [mais] tempo! 


Aqui estão, escritas à pressa, as quadras que faltavam...


 


 


Fez, a 1 de outubro, anos
- cinco, para ser mais exata -
Que outro teste deu positivo
Não esquecerei esta data!


 


Quando tivemos a novidade
Que vinha aí "mais alguém"
Decidimos guardar a notícia
Só entre nós, pai e mãe.


 


Eu já não ía p'ra nova
E tive algumas inquietações.
Mas a gravidez foi passando
E não houve confusões!


 


Nos anos da Vassoura
Partilhámos a notícia;
Elas, logo acreditaram
Ele, que era fictícia!


 


Desde que nasceu,
A nossa querida Magia
Tem dado algum trabalho
Mas, sobretudo, alegria!


 


 


E pronto. É isto. Espero que gostem e que me perdoem a demora e a quebra na qualidade (se é que posso dizer que as partes anteriores tinham qualidade).


 


 

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Sonhos #70

Apresento-vos o tal sonho que tive quando estava em plena azáfama na elaboração/reformulação de horários.


 


Sonhei que me agachava para espreitar debaixo de um móvel e via que lá ao fundo, escondidas, estavam umas disciplinas, com o aspeto de etiquetas, tal como aparecem na plataforma em que fazemos os horários.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Li, não pude comentar,...

O pior de dois mundos, combinados para fazer um Mundo melhor!


Encontrei este post e encantou-me.


A-DO-REI a criatividade da mencionada Clarisse Merlet, francesa.


Adorei o impacto positivo que a sua iniciativa tem no meio que é de todos, o ambiente.


Adorei - e agradeço - a partilha! Uma ressalva: o link para o site da empresa de Clarisse, no post original, não está a funcionar. Experimentei mudar o fim do link e fui parar ao site: Fab-BRICK.


Quem ler e não gostar, ou é um ovo podre, ou tem uma razão superior (e oculta) que, já agora, gostaria que aqui partilhasse, nos comentários. Claro que também podem partilhar o quanto gostaram (já que no post original não é possível, para pena minha, que não pude fazer mais do que deixar um "gosto")!

domingo, 26 de setembro de 2021

O que é uma mãe?

Hoje de manhã, quando me sentei à mesa para comer, já só lá estava a Magia, com quase tudo comido, mas a demorar um pouco na reta final do seu pequeno-almoço.


Eu: Vamos ver quem acaba primeiro, se a menina aí, se a senhora aqui!


Magia: Tu não és uma senhora!


Eu: Não sou uma senhora? Então sou o quê?


Magia: És uma mãe.


Eu: E uma mãe é o quê?


Magia: É uma menina.


 


Conclusão: A maternidade é o elixir da juventude (exceto quando as preocupações são tantas, que é o oposto)! 😉

sábado, 18 de setembro de 2021

"Um perdão"

Passou-se hoje de manhã. Contou-me a Vassoura.


Enquanto a Vassoura fazia um totó à Magia, esta arrotou e disse:


- Ups! Dei um perdão!

Razões da minha ausência

Durante as férias mantive o computador desligado e arrumado, porque a minha secretária/estante precisava de ser arrumada e o local habitual do computador era necessário para essa atividade de arrumação que, infelizmente, se arrastou ao longo das férias e não chegou a bom porto (ficou a meio).


Desde que retomei o trabalho, a 1 de setembro, e ao contrário do que pensam muitas pessoas que julgam que os professores têm muitas férias (porque julgam que o período não letivo dos professores e as férias dos filhos/netos/crianças e jovens em geral são a mesma coisa), não tive hipótese de vir ao blogue. Aliás, quase não tive tempo de preparar a parte mais importante do meu trabalho como professora por causa de um outro serviço - faço parte da nova equipa dos horários do 1.º ciclo no meu agrupamento de escolas.


A parte mais "fácil" deste trabalho é "montar o puzzle". O difícil é montar o dito puzzle sem ter as peças todas. O mais desgastante é ter de desfazer e refazer muito do trabalho devido às novas peças que nos vão sendo apresentadas e porque a plataforma utilizada (Untis) é muito complexa e, diria, "traiçoeira". Aprendi muito, mas à custa de muito, muito desgaste. Reuniões (zoom) a horas certas e incertas, mensagens para lá e para cá a toda a hora... até sonhei com isto dos horários. (Se conseguir, conto o sonho a seguir - é breve.)


 


O que mais lamento nesta minha ausência é não ter registado muitas saídas engraçadas da Magia. Mais uma vez, se conseguir, contarei as que ainda recordo, mas tenho certeza que algumas já se perderam para sempre... 😥

Sabes que estás muito cansada quando...

... antes de atravessar a estrada numa passadeira (por onde já passaste inúmeras vezes) ficas à espera que o semáforo fique verde e só passado um bocado é que te apercebes que nessa passadeira não há semáforo.


 


 


P.S. - Eu sei, eu sei... Disse que voltava e não voltei. O próximo post é sobre isso. 

segunda-feira, 26 de julho de 2021

"elogios" entre irmãos

Feitiço [para Varinha]: (...) és desprovenida de (...[qualquer coisa boa])


 


 


*desprevenida + desprovida (ele queria dizer apenas "desprovida")

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Peço desculpa pela ausência...

... mas não tem dado para escrever.


 


[Daqui a uns dias devo conseguir escrever mais do que um pedido de desculpa!]

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Joana, do (ex-)Quiosque e do Companhia,

Obviamente não vou escrever uma mensagem pensando que só a Joana a quem se dirige a vai ler. Algumas pessoas até ficam com mais interesse só por pensarem que não "podem" ler...


 


Mas, Joana, quero dizer-te que te escrevi um email (para o único email que tinha teu, o do sapo) e que foi reportado como spam. Tem a ver com o acesso ao teu blogue no blogspot. Não consigo aceder, por questões de segurança...

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Magical Magia

Há umas noites, depois do jantar, a Magia estava com pouca vontade de ir para a cama e pôs-se a brincar na sala. Aproximei-me e comecei a falar com ela em inglês* (às vezes faço isso, mas nada de complicado).


- Come on, you have to brush your teeth, put on your pyjama, ...


Enquanto falava, pus uma mão por dentro da roupa da Magia, costas acima. A Magia estremeceu, claro. Perguntei:


- Is it cold?


Magia: Yes... very, very, cold!


Eu: ... [queixo caído]


 


*A Magia tem 30 minutos de inglês na escola, por semana, desde setembro. Gosta muito. Mas a maior parte do inglês que "sabe" vem da interação ocasional em casa (comigo e com as irmãs) e dos muitos vídeos (Cocomelon e Bounce Patrol) que vê... Ainda assim, de vez em quando surpreende-nos!

quarta-feira, 7 de abril de 2021

So much to share...

Recebi primeira dose da vacina. Só uma semana depois deixei de sentir o braço incomodado (sendo que ao início estava mais do que "incomodado").


Estou cansada. Não tem nada a ver com a vacina.


Recebi um email muito simpático da parte de uma Encarregada de Educação. Escreveu simplesmente para agradecer. Coisa rara!


A Magia está num ponto que só visto (e ouvido)! 💕💕💕


E muito, muito, mais... mas terá de ficar para uma outra oportunidade!

sábado, 13 de março de 2021

Na segunda-feira, dia 15

As principais desvantagens:


- ter de desinfetar as mãos constantemente;
- ter de usar máscara;
- não ter um botão para silenciar os alunos quando se excedem no barulho (desnecessário em algumas turmas, uma mais-valia - se existisse na vida real - noutras.) Podem traduzir isto por "A Bruxa Mimi tem dificuldade em gerir a indisciplina", que realmente nunca foi o meu forte...)


 


As principais vantagens:


- os "paizinhos" e as "mãezinhas" (não são os pais e as mães, são mesmo os "paizinhos" e as "mãezinhas", uma sub-espécie de progenitores que não têm noção do que estão a fazer) deixam de poder dar as respostas pelos filhos ou de interferir nas aulas de outras maneiras, como estando ao telefone ao lado dos filhos ou decidindo que a melhor hora de aspirar aquela divisão da casa é durante a aula;
- as falhas de Internet deixam de interferir na comunicação direta com os alunos (nas aulas presenciais, só coisinhas insignificantes como a distração, o desinteresse, as conversas paralelas,... afetam a comunicação);
- os alunos deixam de poder alegar que a causa de não saberem de que estamos a falar são as mencionadas falhas;
- querendo ou não, os alunos ficam na aula o tempo todo - não entram mais tarde "porque não encontravam o link" e não se escapam mais cedo porque "a ligação caiu";
- vamos estar no local onde é suposto estarmos, professores e alunos. Ninguém escolheu a profissão de professor, acho eu, para ensinar através de um monitor!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Quem descobre o que isto é?

It is time to go to bed
It is time to sleep
Outside, all the stars
Are smiling while they sleep
And tomorrow morning
Really early, when you wake up
You'll find that you are smarter
And stronger
And that's growing up!
Good night! Sleep tight!
Goodbye and see you tomorrow...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

A raposa e o humano

Acabei de ler uma notícia sobre uma raposa que domesticou um ser humano. 😉 Gostei! 


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/salvou-uma-raposa-e-ganhou-companhia-diaria-ao-jantar-numa-aldeia-de-braganca


(Cá para mim, a raposa tem filhotes e um dia vai apresentá-los ao humano...) 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

E depois do desabafo...

A Magia (de 3 anos) estava a ver este vídeo do Cocomelon enquanto eu falava ao telefone com uma colega. 


Na altura da fruta amarela, pergunta-me:


- É maçã?


Eu, baixinho: Não, é ananás.


Magia: Mas "apple" é maçã!...


Gostei tanto daquela reflexão que pedi licença à minha colega para explicar à Magia que ananás, em inglês, acaba em "apple", mas é "pineapple".


E pronto, fica o meu babafo!


 


 


 


 

Desabafo

Aula online das 11h às 11:45h.


Aluna "entra" às 11:28h. Desculpa: "Não encontrava o link."


O link é o mesmo desde o início e tenho o cuidado de o colocar sempre à vista, mal entram na Classroom (como procedi, também, quando a turma em questão esteve em isolamento profilático, no 1.º Período. Não mudei o procedimento.). 


Detesto desculpas esfarrapadas (a alternativa é serem, naquela família, todos B-U-R-R-O-S e/ou C-E-G-O-S)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Os miúdos "apanham" tudo

Estavam todos na cama, há pouco tempo. Eu ouvia a Magia em "conversas" com os bonecos que lhe fazem companhia, mas não percebia (nem tentava perceber) o que ela estava a dizer.


A Varinha aparece-me no quarto. Vem contar-me que a Magia estava a rezar. Nunca a tinha ouvido rezar quando estava na cama, mas como ela, nas "conversas" que tem com os bonecos, fala sobre tudo, reproduz jogos que fazemos à mesa das refeições, e como, (muito) de vez em quando, também faz orações quando rezamos em família, não me surpreendeu, e não percebi por que razão estava a Varinha surpreendida.


Até que ela me disse que a Magia estava a rezar a oração da Ave Maria. Essa foi mesmo a primeira vez! De tanto ouvir ao longo dos anos...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Vantagens do Ensino@Distância

- Não ter de lidar com o mau tempo no caminho para a escola;


- Não ter de usar máscara;


- Poder estar de chinelos (ou de meias antiderrapantes, ou descalça) durante as aulas;


- Não ter de andar carregada;


- Não ter de passar o tempo a desinfetar as mãos;


- Poder usar a minha casa de banho ao longo do dia de aulas;


- ... [outras que não me ocorrem agora] e...


- poder tirar o som aos alunos (inclusive com a possibilidade, se necessário, de não lhes permitir ativar o próprio som - algo que não costumo usar, mas que às vezes apetece mesmo...).*


 


*Não é muito bonito dizer isto, mas há alunos que boicotam qualquer tentativa de completar uma frase ou explicação!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

(Re)Começámos hoje o Ensino@Distância

Alguns alunos que no ano passado não apareciam nas aulas online hoje apareceram. 


Falando de uma forma simplista, vejo três razões para isso:


- Receberam (emprestados, segundo percebi no documento que foi partilhado, até ao fim do atual ciclo de ensino, ou seja, o 1.º Ciclo do Ensino Básico) computadores com acesso à Internet;


- A carga de aulas online com o(a) professor(a) titular é muito maior do que foi no ano passado, no meu agrupamento de escolas;


- A probabilidade de retomarmos o Ensino Presencial é muito grande e, depois, no fim do ano, não se "safam" com a nota igual à do 2.º Período, sem fazerem nada, como aconteceu com alguns no ano passado...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Um clique pode fazer a diferença

Este episódio familiar aconteceu, mas os pormenores, confesso, vão ser apresentados de forma criativa (isto é, lembro-me da essência e apenas da essência).


Há uns anos, antes de haver uma Magia (pelo menos uma "à solta") por aqui, no Carnaval, os três filhos foram mascarados da seguinte forma: elas, de princesa (com estilos diferentes) e ele de pirata. Tirei-lhes algumas fotos e enviei uma foto dos três à Avó Bruxa, minha mãe, por WhatsApp. Acompanhei a foto com uma pergunta: "O que achas da combinação dos fatos?"


Avó Bruxa: Gosto! Beijinhos para todos! 😘😘😘 [É impossível a Avó Bruxa não ter enviado beijinhos, porque envia SEMPRE.]


Eu: 😘😘


No dia seguinte, recebo uma mensagem da Avó Bruxa: Então o Feitiço não se quis mascarar??


Eu: Não viste a foto! Eu perguntei-te o que achavas sobre a combinação dos fatos e disseste que gostavas! Mas nem sequer clicaste na foto! Estou desiludida.


Avó Bruxa: Mas eu vi a foto!


Eu: Não viste, não. Se tivesses clicado, tinhas visto que o Feitiço também estava mascarado.


Avó Bruxa: Eu não cliquei na foto porque via lindamente a Vassoura e a Varinha. Não sabia que havia mais alguém na fotografia! 


Eu: Mas respondeste que gostavas da combinação, e nem sequer a tinhas visto.


Avó Bruxa: Eu respondi relativamente à combinação das roupas delas as duas, que eram de estilos diferentes, mas que ficavam bem juntas.


Eu: Falhaste. Ponto.


 


Pergunta para queijinho (basta responder com honestidade para merecer o queijinho): Quem acha que eu tive uma reação completamente parva?


...


...


Fiquem descansados. A conversa não se passou NADA assim. Vou contar como foi.


...


...


Enviei a foto para a Avó Bruxa.


Avó Bruxa: Estão tão lindas, as minhas netas! Beijinhos. 😘😘😘


Eu: Se clicares na imagem não dizes isso...


Avó Bruxa: Ah! Não tinha clicado e não tinha visto o Feitiço! Estão tão lindos, os meus netos! Beiijnhos! 😘😘😘


Eu: 😉😊😘


 


*********************************************


E agora, perguntam vocês, o que é que se passou, para eu me pôr a inventar conversas que não existiram, ainda por cima pondo-me a fazer figuras tristes?


Passou-se que tive um desentendimento com uma amiga de longa data porque - resumidamente - não cliquei numa imagem. Fica o aviso: cliquem nas fotos todas antes de dizerem se gostam das combinações dos fatos! Pode haver mais uma pessoa na foto! 🙄😛😜😏

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A Magia é uma avestruz

A explicação é simples.


A Magia esconde-se na casa de banho da seguinte forma:


- vai para ao pé da banheira;
- inclina a cabeça para "dentro" da banheira;
- tapa os olhos.


Conclusão dela: "Não vejo; logo, não me veem."* 


avestruz.PNG


*(não por estas palavras)

Novidades do dia

Teve alta hoje. 


Fez uma viagem de horas até chegar a casa. 🚑*


Está tudo bem! 😃


Obrigada pelas vossas orações, energias e pensamentos positivos ao longo destas semanas! 🙏


Estou grata, muito grata, mesmo. 


*(Mudei o veículo - que inicialmente era um carro - para ser mais exata. Só agora soube que tinha ido de ambulância, com a mãe.)

sábado, 30 de janeiro de 2021

Pedido de desculpa aos leitores

Peço desculpa aos leitores que rezaram e "torceram" pela minha sobrinha que foi operada no dia 26.


Peço desculpa porque se preocuparam e eu não vos vim dar feedback.


A operação correu bem. Esteve um dia nos Cuidados Intensivos, como seria sempre necessário, com medicação para as dores (assim que as dores deixaram de estar tão fortes, mostrou-se logo mais animada).


A recuperação tem estado a correr bem, também.


Obrigada a todos pelas vossas orações, pensamentos e energias positivas!


❤❤❤


 

domingo, 24 de janeiro de 2021

Em isolamento profilático

A Magia - desde a semana passada. Um professor testou positivo.


A Vassoura - desde anteontem. Um colega testou positivo.


Atendendo à idade - e ao facto de não apresentar nenhum sintoma -, o isolamento da Magia tem sido não sair de casa.


Atendendo à idade - e apesar de não apresentar nenhum sintoma -, o isolamento da Vassoura tem sido estar sozinha no quarto (a Varinha "estabeleceu-se" na sala e a Magia está a dormir no quarto de Mme Mimi&M. Rogério), de onde sai apenas para ir à casa de banho (até agora, a outra casa de banho tem dado para os cinco). Para comunicar tem o telemóvel e o computador a que chamamos "Filhos" (por ser usado por eles).


O principal é que, como espero e desejo, passe o período de isolamento de ambas sem que nada se passe.

sábado, 23 de janeiro de 2021

A minha sobrinha vai ser novamente operada

na próxima terça-feira, dia 26. O início da operação está marcado para as 8h.


Peço-vos o mesmo que pedi da outra vez... 🙏


Agradeço do fundo do coração. ❤

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Eu também não queria!

Esta manhã, sete e pouco. Magia na cama, a falar comigo de olhos fechados.


Eu [pensando que ela podia estar a sentir ramelas que a estariam a incomodar, por exemplo]: Não consegues abrir os olhos?


Magia: Consigo, mas não querooo!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

(Novo) pedido a quem passa por aqui

Pela informação que tive, não consigo dizer se a operação da minha sobrinha correu bem ou correu mal. O que posso dizer é que aconteceu algo que o médico já colocara como cenário possível: a operação não foi a definitiva. Depois de sair dos Cuidados Intensivos, a minha sobrinha terá de retomar o tratamento que esteve a fazer durante algumas semanas e, passadas duas semanas, o médico voltará a abri-la para fazer a operação definitiva (assim se espera). 

Pedido a quem passa por aqui

Uma das minhas sobrinhas, de 11 anos, deve estar no bloco operatório agora e nas próximas oito horas. Depois irá para os Cuidados Intensivos.


A quem acredita, peço oração.


A quem não acredita, peço oração, mesmo que com outro nome... Um desejo forte para que algo corra de determinada maneira acaba por ser uma oração - só não se pensa que haja Alguém a escutar...

sábado, 2 de janeiro de 2021

Magia - a miúda que "dispara" mais depressa

A Magia já estava na cama há algum tempo, mas ainda estava acordada. Chamou-me:


- Mamã, quero fazer xixi!


Sabendo eu que ela não fizera nada antes de ir para a cama, já contava com este chamamento. Quando cheguei ao pé dela, deu-me para a parvoíce e disse:


- O que é que disseste? Que queres comer gelatina? Não temos!


Resposta imediata da Magia:


- E pudim, temos? E bolos?


Esta miúda não perde uma...