domingo, 1 de fevereiro de 2015

'Tava a brincar!

Imaginem a situação: um grupo de jovens, colegas, por exemplo. A certa altura, um(a) diz uma coisa a pôr outro(a) em cheque. Toda a gente se ri, menos a pessoa visada. Imediatamente, a que falou acrescenta: "'Tava a brincar!". Pronto, está feita a coisa, porque se a pessoa visada disser alguma coisa, vai parecer que não sabe aceitar uma brincadeira, que não tem sentido de humor, etc.

Durante muito tempo, vi-me em situações em que era a visada (não fui vítima de bullying, não vá já alguém fazer um filme!), mas depois responder à "piadinha" caía mal, por isso na maior parte das vezes não respondia.

Agora que já sou crescidinha, se tenho algo a responder numa situação dessas, digo-o. Outras vezes calo-me por achar melhor. Mas não é o "'Tava a brincar" que me cala, garanto-vos!

[Não sei porque foi que me lembrei disto hoje.]

Feitiço despertador

Hoje acordei com um ataque de tosse do Rogério - pelo menos é a primeira coisa de que me lembro. Rezámos, ele levantou-se e eu virei-me para o lado para tentar dormir mais um pouco. Ainda não eram oito horas.

Naquilo que me pareceram apenas uns dez ou quinze minutos depois, o Feitiço entrou no meu quarto, quase aos gritos.

Feitiço: Mamã, já é dia muito dia, tens de te levantar para conseguires ir à Missa!
Eu: Vai ver os números e perguntar as horas.

Feitiço sai. Noutra ponta da casa, faz o que lhe pedi.

Feitiço: Papá, que horas são?
Rogério deve ter respondido, mas não ouvi a resposta.

Feitiço regressa ao meu quarto.

Feitiço: São quase nove horas.
Eu [admirada por descobrir que os 15 minutos afinal eram 60]: Então tenho mesmo de me levantar. Obrigada por me vires acordar.
Feitiço: De nada.

Tomei o pequeno-almoço, verificando que já o resto da família já tinha comido o seu. While you were I was sleeping*, ocorre-me acrescentar.

Saltando para o fim da história: conseguimos ir todos à Missa das dez horas. Obrigada, Feitiço!

*While You Were Sleeping - um dos meus filmes preferidos.