domingo, 11 de setembro de 2016

Há um ano...

... que não atualizava a página do "Quem somos". Estávamos todos com menos um ano! Por exemplo, a Vassoura dizia "8 anos" e daqui a pouco mais de dois meses já fará 10...

Há 15 anos...

... eu estava em Oxford, Inglaterra, e não acreditei quando uma outra portuguesa me disse:

- Um avião acertou numa das Torres Gémeas em Nova Iorque!

Ligámos a televisão e vimos o segundo avião a acertar na outra Torre. Qualquer dúvida sobre a intencionalidade do embate desapareceu naquele momento. 

Foi horrível. Mas não há tantos outros acontecimentos horríveis nos dias que correm? A diferença é que alguns nos passam ao lado. Aquele, que ninguém esquece (uns por uma razão, outros por outra), foi mesmo diferente? Ou o horror tomou outras proporções porque se passou numa grande cidade ocidental, de um país "grande"?

Isto vai ser bonito, vai!

Introdução:

1 - A Vassoura começou as aulas (5.º ano) no dia 5.

2 - A Varinha começou as aulas (3.º ano) no dia 5.

3 - O Feitiço começou as aulas (1.º ano) no dia 5.


Desenvolvimento:

1 - A Vassoura está a adaptar-se bem às diferenças entre o 1.º e o 2.º ciclos e à grande novidade que é... ter um cacifo!

2 - A Varinha está a achar fácil o 3.º ano. Como a professora é a mesma e os colegas também, não estaria à espera de outra coisa.

3 - Ao fim de 4 dias de aulas, o Rogério foi chamado para falar com o professor do Feitiço (que nós já conhecemos porque foi professor da Vassoura). O Feitiço tem tido "comportamentos desajustados na sala de aula". O professor (que é muito, muito bom professor) deu dois exemplos.
  1. Estão a trabalhar matemática oralmente: "mais um, menos dois". Quando chega a vez do Feitiço, ele responde dizendo "Cocó".
  2. O professor diz para pintarem dentro dos riscos. Todos: "Sim." Feitiço: "Não!"

Conclusão:

1 - Não devemos ter problemas com a Vassoura durante este ano, desde que continue (como no 4.º ano demonstrou) a ser respeitadora na relação com os outros, atenta nas aulas e cumpridora quanto ao trabalho.

2 - Não devemos ter problemas com a Varinha durante este ano, embora seja possível (talvez até provável) que venha a ter algumas dificuldades em alguma componente da Matemática, o seu (relativo) "calcanhar de Aquiles".

3 - Não devemos Já começámos a ter problemas com o Feitiço...