sexta-feira, 8 de março de 2013

Sabes o que é um continente?

Este episódio passou-se num dos meus primeiros anos como professora. Era um grupo de primeiro ano de escolaridade, ainda muito no início do ano letivo.

Estávamos a escolher, de entre uma longa lista de palavras sugeridas por eles e começadas pela letra "A", algumas para serem ilustradas. Eu ia dizendo as palavras pela ordem em que estavam escritas no quadro, e para cada uma, os alunos diziam se dava ou não para desenhar e decidia-se quem é que o iria fazer, quando dava.

Eu: Avião. Dá para desenhar?
Alunos: Siiiimmm!
Eu: Quem quer fazer este desenho? [um aluno oferece-se]

Eu: Ásia. Dá para desenhar?
Alunos, menos um (Rui M.): Nãããão!
Rui M.: Mas a Ásia dá para desenhar. Faz-se assim um país...
Eu: É verdade que a Ásia dá para desenhar, mas é muito complicado... Além disso, a Ásia não é um país, é um continente!... Sabes o que é um continente?
Rui M. [muito rápido na resposta]: Sei! É uma loja!

Slow down, mummy


Eu: Vá, Feitiço (explicação do nome aqui), despacha-te! Anda comer!
Feitiço: "Cáma", mamã, "cáma"!
Eu: [sem resposta]

Às aranhas...

... é como me sinto aqui no blogue. A parte de escrever e publicar é fácil, mas as opções quanto ao visual da página, separadores, cores... ainda estão muito para além dos meus conhecimentos. Vou explorando aos poucos, mas não consigo ser tão eficiente quanto gostaria.

:-(

Dia da Mulher... Dia da Mãe

Partilho convosco uma sabedoria adquirida há muito, muito, pouco tempo: na Roménia, hoje, é DIA DA MÃE e não há nenhum Dia da Mulher.

Mas se nós dizemos que hoje é Dia Internacional da Mulher, isso não faz que na Roménia também seja, embora não lhe liguem?

Se calhar os Dias Internacionais disto ou daquilo não fazem muito sentido...