terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Money bags = os anos especiais que atraem sorte

... porque têm uns meses especiais, com um "x" número de "dias tal" da semana, o que, de acordo com alguns emails ou publicações no facebook, só voltará a acontecer 300 ou, em alguns casos, 800 anos mais tarde.

Senhoras e senhores, se esses anos (com 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos no mês de maio, por exemplo - esperem... 2015 é um desses anos, incrível coincidência!) são realmente especiais, alegrai-vos: bastam 6 anos ou às vezes apenas 5 para voltarem a acontecer (depende de quantos anos bissextos há pelo meio). Na pior das hipóteses, bastam 11 anos. Relativamente ao exemplo dado, posso garantir que haverá outro mês de maio com 5 sextas, sábados e domingos em 2020, 2026, 2037, 2043, 2048, 2054, 2065, 2071, 2076, 2082, 2093.

Digo ainda mais: se soubermos escolher o mês certo em cada ano, serão todos "money bags", pois (quase) todos os anos há meses com 31 dias a começar a uma sexta-feira, com 5 sextas, sábados e domingos*. Se não fizermos questão nesses dias da semana, mais fácil será "descobrir" um "money bag": GARANTO que todos os meses de 31 dias têm 5 exemplares de três dias da semana, que serão os que calham a 1 (8, 15, 22 e 29), 2 (9, 16, 23 e 30) e 3 (10, 17, 24 e 31).

Chamem-me génio, calendário ambulante, Nostradamus... ou simplesmente observadora.

*Na falta de meses com 31 dias a começar à sexta-feira, há meses com 30 dias a fazer esse serviço. Mas nestes meses só há 5 sextas e 5 sábados... aquele que seria o 5º domingo será o dia 1 do mês seguinte.

Vem, Filhote Pato!

Quem chegou ao blogue há menos tempo não sabe quem é o Filhote Pato. Se tem curiosidade, vá aqui ou aqui, por exemplo. Ou então escreva "Filhote" na barra de pesquisa...

No sábado ficou mais ou menos combinada uma visita de Filhote Pato cá a casa, hoje. Ainda cá estamos, Filhote! Aparece!

Instruções seguidas à risca

A Vassoura e a Varinha são quase sempre as primeiras a acordar em dia que não há aulas e têm instruções para não fazerem barulho, para não acordarem mais ninguém.

Hoje, estava eu na cama, já acordada, mas na ronha, o Rogério levantadíssimo e o Feitiço completamente a dormir, ouvi:

Vassoura: Feitiçoooo!

Sonhos #36

No segundo sonho, não sei bem como, havia duas mulheres (uma alta e magra, outra baixa e gorda) a olharem para mim e a quererem fazer-me mal (queriam bater-me, sem eu saber porquê). Eu defendia-me com um caderno grosso de argolas (o meu caderno da escola atual) - vá-se lá saber porquê, era o suficiente para não me magoarem. Depois alguém (o Rogério talvez, mas não é certo) aparece e impede que me batam, e uma das mulheres (a mais baixa e gorda) sai, fechando a porta por onde passa. Esse alguém acaba por sair e eu fico com o caderno na mão, o meu instrumento de defesa. Depois a mulher magra aparece com um bebé ao colo e pede-me para pegar na criança. Eu desconfio que aquilo é um estratagema e digo que não. Ela insiste e diz que nunca me iria fazer mal tendo eu uma criança ao colo. Eu acabo por ceder, pouso o caderno e pego no bebé. Assim que o faço, a mulher carrega num botão vermelho, que eu percebo ser um sinal para a outra mulher regressar. A porta abre-se e aparece realmente a mulher gorda com cara de poucos amigos. A mulher magra arranca-me o bebé dos braços e coloca-o no chão, sem cuidado nenhum. Eu fico mesmo assustada e grito por socorro. As duas mulheres aproximam-se. Temo pela minha vida. Acordo.

Sonhos #35

Esta noite tive dois sonhos independentes.

No primeiro, sonhei que a nossa casa tinha sido assaltada, ou melhor, a nossa sala tinha sido assaltada. Nem móveis tinham deixado, à primeira vista, mas um bocadinho mais tarde não estavam os DVD no sítio, o que implica que estava o móvel onde eles estão. Não me lembro se dávamos pelo assalto ao entrar em casa ou ao levantarmo-nos de manhã, mas lembro-me de falarmos em chamar a polícia (não me lembro de chamarmos) e de pensarmos que os assaltantes poderiam ainda estar em casa (no início do sonho) e que poderiam regressar para roubar coisas das outras divisões (no fim do sonho).

O segundo sonho fica para outro post.