quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

TAG 12 desafios para 2018 - fevereiro

 Aqui fica o segundo balanço do desafio...


 Fevereiro.JPG


Obrigada, Fátima, por mais esta imagem!



  1. Terminar os símbolos da Árvore de Jessé. Zero. Nicles. Nada. 

  2. Recomeçar a blogossérie "How I met your father" e publicar um episódio por semana. Cumpri. O primeiro episódio da segunda temporada foi para o ar no dia 8. Nos dia 15 e 22 saíram os segundo e terceiro episódios. Amanhã sai o próximo. Não se esqueçam: quinta-feira, às 20:30h!

  3. Não ir para o computador, nem ver televisão, sem estar arranjada. Cumpri quase sempre. Se não me engano, só falhei nesta resolução num dia.

  4. Limitar os doces a um dia por semana (domingo) ou aos dias festivos. Cumpri. Mais ou menos. Houve um dia em que devorei imensas Bolachas Maria. E noutro exagerei em Corn Flakes. Não são propriamente os doces em que estava a pensar quando escolhi esta resolução, mas tudo o que é exagero é asneira...

  5. Experimentar uma nova receita por mês. Cumpri, ontem. Mais uma vez, no penúltimo dia do mês...

  6. Criar materiais (ficheiros reutilizáveis e outras coisas) para usar nas aulas (enquanto estou de licença). Zero. Nicles. Nada.

  7. Manter contacto com amigos mais afastados (telefonando, escrevendo,...). Não reativei o contacto com nenhum amigo "perdido no rame-rame da vida". Não cumpri, portanto.

  8. Ler o livro da Jane Austen que recebi no Natal antes de ler ou reler outra coisa. Cumpri, como contei aqui. Partilhei a minha opinião sobre o livro aqui. RESOLUÇÃO PARA 2018 CONCLUÍDA! 

  9. Selecionar roupa para dar e arrumar o roupeiro a fundo. Zero. Nicles. Nada. Uma vergonha.

  10. Perder peso. Terminei janeiro com com 72,5 kg. Terminei fevereiro com 71,5 kg. Cumpri, mas por pouco...

  11. Reorganizar o quarto do Feitiço. Zero. Nicles. Nada. Não quer dizer que nunca tenha dado um "jeitinho" ao quarto dele!

  12. Ter aulas de condução e começar a conduzir! Zero. Nicles. Nada.


 


Fazer tudo, em cada dia, com um bocadinho MAIS de AMOR do que na véspera. Meio caminho andado para ser MAIS FELIZ! Andei um bocado esquecida deste propósito... 


 


Neste segundo balanço considero que "chumbei" . A ver se melhoro - e muito! - o meu desempenho no próximo mês...

A receita de fevereiro - Frango no forno

Tal como em janeiro, no penúltimo dia do mês, ou seja, ontem, experimentei uma receita pela primeira vez.


 


Ao contrário da receita de janeiro, esta não foi feita na Bimby, e quem ma deu foi a minha irmã Margarida. É uma receita que ela faz muitas vezes ao domingo, por ser uma refeição de que todos, em sua casa, gostam (a única que é complicada para comer é a Mel, a mais nova, mas é bom que tanto as irmãs Alfazema e Poppy, como os pais, apreciem a comida, não é?) e também por ser muito simples de preparar.


 


Ingredientes


1 kg de pernas de frango*


batatas** lavadas com casca e cortadas (tamanho aproximado: meia tangerina - tentar que fiquem com tamanhos semelhantes)


azeite q.b.


 


Preparação


1. Retirar os tabuleiros do forno.


2. Ligar o forno (200ºC).


3. Colocar o frango e as batatas (à volta do frango) no tabuleiro do forno que for mais adequado.


4. Deitar azeite por cima do frango e das batatas, espalhando-o com um pincel (exclusivo para uso culinário!) ou com uma colher. O tabuleiro deverá ficar com azeite, por isso convém ser generoso com o azeite que cobre o frango e as batatas.


5. Colocar o tabuleiro no forno, ao centro (em altura), com ventilação por todo o forno (tracinho por cima e tracinho por baixo, nas opções do forno).


botao_do_forno.jpg


 (botão parecido com isto)


 


6. Uma hora depois, desligar o forno. Eu deixei ficar o tabuleiro mais meia hora no forno, com a porta do forno entreaberta. (Só fiz isto porque ainda faltava mais de meia hora para começarmos a jantar.)


 


Esqueci-me de fotografar o tabuleiro antes de começarmos a comer, mas dá para ver o aspeto nesta fotografia:


WP_20180227_20_07_23_Pro.jpg


 


Avaliação: ficou bom, especialmente o frango (do meu ponto de vista), pois ficou muito macio e saboroso. A Varinha não gostou particularmente deste prato, mas hei de fazer mais vezes...


 


Observações


*Se o frango for comprado num talho, vem com vestígios de penas. Então, convém limpar o frango, tirando as penas com papel de cozinha e lavando o frango. Segundo me disseram, no supermercado Lidl (e possivelmente noutros, mas a minha irmã Margarida mora perto de um Lidl, e é desse que eu sei) encontram-se embalagens de pernas de frango prontas a cozinhar (poupando trabalho e tempo, mas não necessariamente dinheiro...)


**A minha irmã não me disse a quantidade de batatas e eu não sei quantas usei, mas a ideia é preencher o tabuleiro com as batatas, depois de colocar o frango


***Não pus sal, mas podem pôr!