domingo, 9 de janeiro de 2022

Happy birthday, BFF!

Hoje faz anos a minha melhor amiga, que o é desde os meus sete/oito anos.


Há anos que digo que hei de escrever (um "senhor texto", longo) sobre ela, mas ainda não o fiz. 


Hoje também não vou cumprir esse meio propósito, meio promessa. Vou só contar uma coisa que ela me disse, muito antes de eu ser a Bruxa Mimi, ou de conhecer o Gato Rogério, sequer.


Não tenho certeza se a minha BFF, na altura, já era casada, estava noiva ou simplesmente namorava com o jovem que é seu marido (já há 23 anos). Mas eu não tinha nada disso e queria ter, e falávamos do meu eventual futuro casamento (não sei a que propósito, uma vez que não sei se poderia ser por estarmos a falar do seu que estaria para ser ou teria sido, ...).


Diz-me ela:


- Eu estarei no teu casamento, seja católico, protestante, budista ou o que for.*


E eu percebi que sim, que ela estaria para mim, fossem quais fossem as minhas opções de vida - e não só relativas à cerimónia de casamento.


Pode não parecer nada de especial, mas foi muito importante para mim!


 


*Tanto eu como a minha BFF éramos e somos católicas praticantes (acrescentei "praticantes" para tornar mais claro o que quero dizer, embora ser "católico não praticante" seja, para mim, uma coisa estranha. Se calhar é o mesmo que dizer que sou benfiquista, mas não ver um único jogo do Benfica - para um adepto ferrenho, também deve ser uma coisa estranha... Para tudo há perspetivas! 🤷‍♀️)


 

Tudo "chumbado" cá em casa

Na última semana de aulas antes do Natal, 5/6 dos habitantes cá de casa tiveram febre. Eu fui a que escapei. Fizemos teste PCR para ver se era Covid, mas tivemos todos negativa. (Eu fui a primeira a fazer teste, porque tinha tido contacto com um aluno que testou positivo uns dias antes - 12, para ser exata...)


Além de febre, houve outros sintomas, distribuídos de forma distinta pelo pessoal: dor de cabeça, dor de garganta, vómitos, diarreia (código a partir daqui: 💩💧), falta de apetite, mau estar generalizado e não me lembro se mais alguma coisa. Ah!, claro, tosse e ranho!


A Magia foi a única a ir ao hospital, porque, entre vómitos, 💩💧 e febre, já estava há uma semana* uns dias "em baixo" (antes que me considerem doida e uma mãe irresponsável - não que às vezes não seja... -, ela não estava com os sintomas todos em simultâneo, ok?). O diagnóstico foi gastroenterite viral. Quando tivemos os resultados negativos, deduzimos que o diagnóstico da Magia devia ser o dos outros. Mas é muito estranho uma gastroenterite que não dá vómitos nem 💩💧 (como no caso do Feitiço)!


Embora não tenha tido febre, tive 💩💧. Quando percebeu que eu também não estava bem, a Magia disse:


- Mamã, se tu também estás doente, quem é que vai tomar conta de nós?


 


Nota: no dia de Natal, à noite, comecei a ter arrepios de frio... 37,5ºC (aparentemente, nada de especial, mas para quem costuma ter menos de 36ºC, 37ºC já é alguma coisa!).


No dia seguinte, tive 38 e tal, depois 39,4ºC... Nos dias seguintes, não tive mais nada! 😊


 


*ver comentário do Gato Rogério (é o primeiro comentário)