domingo, 1 de setembro de 2013

A algumas horas de recomeçar a trabalhar...

... vou fazer (na Bimby) "Fettucini com bacon, fiambre e natas". É da praxe: faço este prato (apenas) uma vez ao ano! :-)

Palavras à moda deles #9

Feitiço dixit:
mamoa (meloa)
memão (melão)
comimão (comilão)

Da "Desfolhada" à "Canção do beijinho"

Ontem à noite vi um comentário no Facebook que aludia à frase "Quem faz um filho, fá-lo por gosto" da canção "Desfolhada", que a Simone de Oliveira cantou no Festival da Canção da RTP em 1969 e que representou Portugal na Eurovisão no mesmo ano.

Quando mostrei o comentário ("Quem faz um like, fá-lo por gosto") ao Rogério, ele não percebeu a alusão. Quando eu lhe expliquei, respondeu que era demasiado pequeno na altura para se lembrar (tinha uns meses). Bem, eu na altura ainda não tinha nascido! (Não é - de todo - que eu seja muito culta, musicalmente falando, e precisamente por isso pensei que, se eu conhecia, o Rogério também haveria de conhecer)

Numa postura muito mais despachada do que é meu costume, fui logo ao YouTube para mostrar a "Desfolhada" ao Rogério. E, para o caso de alguém entre vós estar em situação idêntica à do Rogério de ontem à noite (sim, porque o de hoje já ouviu a canção), ei-la:


Depois de rever a "Desfolhada", segui algumas sugestões do YouTube e vi outros vídeos de canções que participaram, ganhando ou não, no Festival da Canção da RTP. Daí a (re)descobrir que o Herman José também tinha interpretado (pelo menos) uma canção, foi um passo. (Eu lembro-me de assistir ao Festival em 1983, por isso ouvi-o em direto, embora recordasse apenas a canção vencedora.)

Quando os meus olhos viram a sugestão "A canção do beijinho", não hesitei e matei saudades. Se não sabem a que me refiro, oiçam, leiam e divirtam-se! Reparei em erros na letra da canção, mas mesmo assim escolhi esta versão: