sábado, 17 de outubro de 2020

StayAway Covid

O Rogério instalou a aplicação logo que foi lançada. Eu instalei-a há uns dias.


Este post não é sobre a desejada (pelo Governo) obrigatoriedade de instalação.


 


Sabiam que a aplicação não transmite informação sobre o local onde a pessoa (quer dizer, o telemóvel da pessoa!) está? Eu li todo o texto sobre a parte legal da aplicação. Ao contrário de tantas outras informações legais com as quais concordamos sem ler/perceber, para usarmos alguma aplicação, esta tem um texto compreensível sobre o seu funcionamento. Dois dias depois de ter lido, não sou capaz de explicar pormenorizadamente o processo, nem sei usar os termos corretos. Mas ainda me lembro do essencial.


A StayAway Covid guarda apenas o registo (criado na altura em que dois telemóveis que tenham a aplicação a instalada e a funcionar - se o telefone estiver em "modo avião", por exemplo, não está a funcionar! -estão próximos um do outro durante, pelo menos, 15 minutos - e não dez, como se diz por aí), durante 14 dias. No caso de um dos dois telemóveis vir a receber um código devido a um teste positivo, o outro será notificado sobre o risco de ter sido contagiado no dia tal, à hora tal (mas não diz o local onde isso aconteceu). Ao fim de 14 dias, o tal registo é automaticamente apagado.


 


Sabiam que, quando um médico gera um código na aplicação devido a um teste positivo e o partilha com a pessoa diagnosticada, a pessoa tem apenas 24 horas para colocar o código na aplicação? Ou seja, a pessoa pode ter instalado a aplicação e pretender usá-la, mas não pode demorar um dia inteiro a digerir a notícia de que é portadora do vírus, sob pena de a aplicação não servir de nada para as pessoas que estiveram em contacto com ela nos tais 15 minutos ou mais, pois não serão notificadas.


 

Definição de Indústria

Vassoura: Mamã, o que é a "Indústria"?


Eu: Não sei dizer, mas tu sabes, de certeza...


Vassoura: "Indústria é atividade através da qual se transforma matéria-prima num produto acabado ou semi-acabado, com consumo de energia e dispêndio de trabalho. ". Se quiser saber mais, vá a www.materiadegeografia.seca.pt


 


(Este diálogo passou-se dois dias antes de a Vassoura ter um teste de Geografia.)

A Bruxa Mimi esteve em casa alheia...

Ontem tive um dia tão cheio, tão cheio, que até me esqueci de vos dizer que me podiam encontrar na Avenida da Liberdade, 42, quer dizer, no blogue "Liberdade aos 42", onde escrevi, precisamente, sobre Liberdade. 


Comecei assim: 



Liberdade, liberdade…


Comprometi-me a escrever sobre liberdade, e agora, pergunto-me se terei liberdade para não escrever nada, liberdade para mandar o compromisso às urtigas!


Tenho. Claro que, se estão a ler este texto, isso significa que não usei essa liberdade que tinha. Mas acredito mesmo que tinha. E se decidisse usar essa liberdade, teria usado também de uma coisa chamada educação e ...



O resto está em https://liberdadeaos42.blogs.sapo.pt/a-liberdade-de-bruxa-mimi-173403