quarta-feira, 6 de março de 2013

"Foto" de perfil

Ao ver a minha "foto" de perfil (um auto-retrato muito conseguido), que ele parece identificar com a Bruxa Mimi, mas não comigo, o meu filho Feitiço disse: "Tem asas"... Referia-se ao cabelo! Realmente poderia ter-me esforçado mais nessa parte do desenho... :-)

O queijo é rei

Cá em casa toda a gente gosta de queijo, mas nenhum de nós é especialista em queijos. A nossa escolha recai habitualmente no queijo Terra Nostra, fatiado. Excelente.

O que me leva a escrever este post é o sítio, quanto a mim original, onde dois dos meus filhos põem, ou queriam pôr, uma fatia de queijo.

A Varinha gosta de pôr queijo em cima de uma Bolacha Maria. Eu acho estranho, mas autorizo.

No entanto, não autorizei o Feitiço a pôr queijo onde ele queria: dentro do copo do iogurte, ainda cheio do iogurte!

P.S.- Se leu isto interrogando-se sobre quem é a Varinha, leia este post.


Vassoura falante

A Vassoura (agora já sabe quem é, certo? Não? Vá aqui) frequenta o 1º ano do Ensino básico. Tem (muito) bom rendimento escolar, mas todas as semanas recebemos a informação que "Continua muito faladora".

Isto, confesso, incomoda-me muito, porque sempre tive facilidade em cumprir regras na sala de aula e também porque, como professora, sei demasiado bem o que uma "língua do tamanho de uma auto-estrada" nos pode fazer à cabeça (atendendo a que quase nunca há apenas uma língua deste tipo na turma).

Não temos estado de braços cruzados à espera que a questão se resolva, mas parece que, por mais que façamos, a questão não se resolve.

A Vassoura está sem televisão (convenhamos: é um castigo que só lhe faz bem), sem guloseimas (mal não lhe faz - embora antes fossem poucas as que podia comer), sem poder ir a festas de aniversário dos amigos (o que tem sido tão questionado por outras pessoas que tenho andado a repensar a coisa), e, último castigo, tem de escrever todos os dias uma frase alusiva ao comportamento que deve ter. Começou por ter de escrever duas vezes; como não melhorou, agora tem de escrever cinco vezes.


Ontem, ao escrever a frase, disse a Vassoura: "Este castigo é tão chato!" Respondi que, se não fosse, não era castigo...

Também já tentei a abordagem pela positiva, pelo que poderá acontecer de bom quando ela melhorar o comportamento: poderá ir pela primeira vez ao cinema, poderá passar uma tarde com uma amiga sem ser em situação de aniversário, poderá recuperar os privilégios perdidos, poderá...

Antes do último castigo ser introduzido, falei com o professor da Vassoura sobre uma ideia que tinha tido: arranjar um bloco pequeno para a Vassoura, na sala, em vez de falar com as colegas, escrever o que lhes queria dizer, levando-o depois para o recreio como lembrete. O professor concordou ("Vale a pena tentar tudo", disse ele), arranjou-se o bloco (chamado "Caderno do Silêncio"), mas... sem resultados à vista.

Para terminar este post que já vai longo, uma palavra de ânimo: uma amiga contou-me que falava muito na sala de aula quando estava no 1º ano de escolaridade, mas que no 4º ano já se controlava muito bem. Há esperança para a Vassoura! Espero é que não demore tanto tempo...

Feitiço poeta

O Feitiço (ler isto apenas se não souber quem ele é) gosta muito de viajar de comboio (CP ou Metro, é indiferente), especialmente se for para ir comigo a casa dos avós ou dos tios. Isto de ser uma Bruxa e não conduzir, nem vassoura, nem automóvel, limita-nos um bocado as voltas, no inverno, principalmente.

Esta manhã, como em tantas outras, o Feitiço disse que queria ir para o comboio. Eu respondi que com tempo de chuva não dava, era preciso que estivesse sol.

Diz logo ele: "Ó sol, leva as nuvens para a casa delas! Podem chover lá na casa delas..."

Soou-me a poesia, da maneira como foi dito. Agora já não me parece tanto. Se calhar a quem lê isto não parece nada! Paciência...

Missão cumprida

Ontem preenchi o I.R.S.. Correção: ontem preenchi a minha parte nos rascunhos dos papéis do I.R.S.. Fiquei contente e deixei contente o Gato Rogério (se pensa que é um felino, vá aqui), quando lhe contei.

O Rogério é hiperorganizado e eu... nem por isso! Mas com um bocadinho de esforço e para evitar ficar até ao último dia com isto pendente, passei à ação. Valeu bem a pena! A sensação de dever cumprido é muito boa.

Esquecia-me de dizer que também preenchi os papéis para a renovação de matrícula da Vassoura e da Varinha, na escola que frequentam. Tripla missão cumprida: parabéns para mim!