sexta-feira, 23 de março de 2018

Persuasion, de Jane Austen

Quando terminei de ler o livro (no dia 1 deste mês) fiquei de escrever sobre ele e depois esqueci-me de o fazer. Mas mais vale tarde do que nunca, não é o que se diz?


 


A protagonista chama-se Anne Elliot, tem 27 anos e é encantadora, gentil, prática, ativa, prestável. A irmã mais velha, Elizabeth, é mimada, fútil e bastante inútil. Anne sai à mãe, falecida quando ela tinha uns 14 anos (o livro diz a idade, eu é que já não sei qual era). Elizabeth sai ao pai, vivo e insuportavelmente fútil e centrado no seu umbigo.


 


Anne é desvalorizada pelo pai e pela irmã. Ignoram as suas necessidades e tratam-na como inferior, quando, na verdade, ela vale muito mais do que eles.


 


Há outra irmã, a mais nova das três, que casou com um ex-pretendente de Anne. Anne recusara o seu pedido de casamento por estar irremediavelmente apaixonada pelo seu primeiro pretendente, Frederick Wentworth, com quem rompera o noivado no dia seguinte a ter respondido afirmativamente, aos dezanove anos. A sua mudança de resposta deveu-se à influência negativa mas bem intencionada de uma amiga mais velha (a melhor amiga da falecida mãe), que o achou inadequado para Anne. 


 


Na "atualidade", por circunstâncias que não me apetece contar, Anne e Frederick vão estar novamente em contacto. E o reencontro não vai ser fácil, nem para um, nem para o outro...


 


Gostei imenso de reler esta história! 


CCF23032018_00000.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.