sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher... Dia da Mãe

Partilho convosco uma sabedoria adquirida há muito, muito, pouco tempo: na Roménia, hoje, é DIA DA MÃE e não há nenhum Dia da Mulher.

Mas se nós dizemos que hoje é Dia Internacional da Mulher, isso não faz que na Roménia também seja, embora não lhe liguem?

Se calhar os Dias Internacionais disto ou daquilo não fazem muito sentido...


4 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso. Se calhar o internacional pode ser porque existe em mais de um país?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo li numa partilha que alguém fez no facebook, foi a ONU que em 1975 decidiu chamar Dia Internacional da Mulher ao dia 8 de março (em homenagem às operárias de uma fábrica que morreram, muitos anos antes, nessa data, na sequência de uma greve em que exigiam condições de trabalho dignas, etc. - morreram queimadas vivas dentro da fábrica), portanto muitos países comemoram a data, mas cada país é soberano (em teoria...), não é?

      Eliminar
  2. O Dia da Mãe no 1ºdomingo do mês de Maio é uma convenção (sobretudo comercial e consumista) importada de alguns países.Em Portugal,o Dia da Mãe era o dia 8 de Dezembro - dia de Nossa Senhora da Conceição - e acho que estava muito bem,mas na realidade, como diz o AC o Dia da Mãe é(ou deveria ser) todos os dias!...AP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post é sobre o Dia Internacional da Mulher... mas percebo perfeitamente o que queres dizer. Mas não acho o atual Dia da Mãe assim tão despropositado - afinal, o mês de maio é o mês de Nossa Senhora, nossa Mãe!

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.