segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Transportes públicos em Paris - pormenores positivos

Como escrevi anteriormente, a rede de transportes públicos de Paris é imensa e bastante confusa ("Quem não sabe é como quem não vê"). Mas alguns pormenores agradaram-me particularmente.


 


#1


Numa estação por onde passámos apenas uma vez (duas, contando ida e volta), o cais tinha portas como se fosse um metro. Quando um metro chegava à estação, parava sempre de modo a fazer coincidir as suas portas com as portas do cais, que se abriam ao mesmo tempo do que as das carruagens. Mais seguro, e mais fácil saber onde nos colocarmos enquanto esperamos que o metro chegue! Infelizmente não tenho nenhuma fotografia para ilustrar este pormenor.


 


#2


Por cima das portas do comboio (alguns), a lista das estações do percurso efetuado por esse comboio tem uma luzinha por cima do nome de cada paragem. Quando se aproxima uma paragem, a luzinha dessa paragem pisca. Quando se sai dessa paragem, a luzinha apaga-se. Além disso, nestes comboios ouve-se duas vezes o nome da paragem seguinte, sem a introdução portuguesa de "próxima paragem" (que se calhar só atrapalha quem não percebe português). Parte menos positiva deste ponto positivo: em alguns comboios que tinham este sistema, as luzes estavam sempre a apagar-se.


metro_paris.JPG


 

6 comentários:

  1. Sempre me passaram a ideia que andar de metro em Paris era o fim do mundo.
    Eu achei muito fácil, apesar do cruzamento de tantas linhas, pelas razões que explicas aqui.
    O único pormenor a que nos devemos habituar é que, após o sinal sonoro, as portas fecham mesmo, não é como em Lisboa, em que ainda conseguimos enfiar-nos na carruagem.

    ResponderEliminar
  2. Nós nunca arriscaríamos entrar após o sinal, com a nossa logística familiar complicada. Mas vi um senhor a entrar depois do sinal sonoro!

    ResponderEliminar
  3. E eu que ainda não fui a Paris... gostava tanto.... ando até a pé... se for preciso!!!

    ResponderEliminar
  4. Acho que se acaba sempre por andar bastante a pé... nem que seja dentro dos locais que visitamos! 

    ResponderEliminar
  5. Já tenho visto esse sistema de portas e realmente assim sabemos sempre onde parar... Mas há outras formas, basta pintar no chão, como também já vi. É que é tão estúpido sabermos que a carruagem é a 46 e não fazermos ideia se é à frente ou atrás...

    ResponderEliminar
  6. Realmente para saber onde vão ficar as portas bastaria pintar no chão, mas o sistema das portas permite outra segurança no cais. Mas passámos por tantas linhas e tantas estações e só vimos o sistema numa estação... Será que havia mais "acidentes" de pessoas a cairem à linha naquela estação específica? (Admito que não tentei ver se as restantes estações da linha em que estava tinham o sistema ou não - estava demasiado ocupada com os miúdos, principalmente a Magia.)
    Mas quando se sabe o número da carruagem é difícil que o cais nos possa dar essa informação, pois os vários comboios devem ter carruagens com números diferentes. Há que perguntar a funcionários da estação, se os houver e na esperança que saibam a resposta...

    ResponderEliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.