Tal como em janeiro, no penúltimo dia do mês, ou seja, ontem, experimentei uma receita pela primeira vez.
Ao contrário da receita de janeiro, esta não foi feita na Bimby, e quem ma deu foi a minha irmã Margarida. É uma receita que ela faz muitas vezes ao domingo, por ser uma refeição de que todos, em sua casa, gostam (a única que é complicada para comer é a Mel, a mais nova, mas é bom que tanto as irmãs Alfazema e Poppy, como os pais, apreciem a comida, não é?) e também por ser muito simples de preparar.
Ingredientes
1 kg de pernas de frango*
batatas** lavadas com casca e cortadas (tamanho aproximado: meia tangerina - tentar que fiquem com tamanhos semelhantes)
azeite q.b.
Preparação
1. Retirar os tabuleiros do forno.
2. Ligar o forno (200ºC).
3. Colocar o frango e as batatas (à volta do frango) no tabuleiro do forno que for mais adequado.
4. Deitar azeite por cima do frango e das batatas, espalhando-o com um pincel (exclusivo para uso culinário!) ou com uma colher. O tabuleiro deverá ficar com azeite, por isso convém ser generoso com o azeite que cobre o frango e as batatas.
5. Colocar o tabuleiro no forno, ao centro (em altura), com ventilação por todo o forno (tracinho por cima e tracinho por baixo, nas opções do forno).

(botão parecido com isto)
6. Uma hora depois, desligar o forno. Eu deixei ficar o tabuleiro mais meia hora no forno, com a porta do forno entreaberta. (Só fiz isto porque ainda faltava mais de meia hora para começarmos a jantar.)
Esqueci-me de fotografar o tabuleiro antes de começarmos a comer, mas dá para ver o aspeto nesta fotografia:

Avaliação: ficou bom, especialmente o frango (do meu ponto de vista), pois ficou muito macio e saboroso. A Varinha não gostou particularmente deste prato, mas hei de fazer mais vezes...
Observações:
*Se o frango for comprado num talho, vem com vestígios de penas. Então, convém limpar o frango, tirando as penas com papel de cozinha e lavando o frango. Segundo me disseram, no supermercado Lidl (e possivelmente noutros, mas a minha irmã Margarida mora perto de um Lidl, e é desse que eu sei) encontram-se embalagens de pernas de frango prontas a cozinhar (poupando trabalho e tempo, mas não necessariamente dinheiro...)
**A minha irmã não me disse a quantidade de batatas e eu não sei quantas usei, mas a ideia é preencher o tabuleiro com as batatas, depois de colocar o frango
***Não pus sal, mas podem pôr!
Sem comentários:
Enviar um comentário
- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.