quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sabem o que é...

...papel esquiço* esquisso

Eu confesso que desconhecia e que não foi fácil encontrar um bloco com esse nome, para a Vassoura e para a Varinha. Quando encontrámos foi uma vitória! :-)

Vitória de curta duração. Quando as professoras que pediram o papel esquisso viram os blocos de papel esquisso, disseram que não era aquilo e devolveram-no.

Eu sou professora e não gosto de falar mal dos meus colegas de profissão. Já bem basta o que outros dizem por aí. Mas... também não gosto que façam de mim parva. Se querem um papel esquisso específico de determinada marca ou gramagem, ou whatever, tudo bem, não tenho nada contra, porque elas lá sabem que material é melhor para aquilo que os alunos vão fazer. No entanto, se querem algo específico, devem ser explícitos na lista de material. Não utilizem uma denominação genérica para a seguir dizerem que "não é aquilo" e "levas para casa e ficas com um bloco para fazeres o que quiseres" e continuarem sem dizer realmente o que é que querem!

Outros exemplos (que podem fazer a diferença):
  • "1 tubo de cola stic" não é o mesmo que "1 tubo de cola stic UHU de 40g"
  • "1 conjunto de plasticina" não é o mesmo que "1 pacote de plasticina JumpingClay de 18g das cores: azul, amarela, vermelha, verde, branca, laranja e preta"
Sou sincera: não achei bem e vou dizê-lo às professoras nas reuniões.

Adenda
*"esquiço": como vinha escrito na lista de material - não me passou pela cabeça que estivesse mal. Entretanto já confirmei a grafia (é com 2 s). "Esquiço" existe, pelo menos no dicionário da Porto Editora, sendo o mesmo que "esquiça" (espécie de pau para tapar não sei o quê. Podem procurar no dicionário se estiverem interessados.)

13 comentários:

  1. Papel de esquiço é uma espécie de papel vegetal não é? Eu lembro-me de ter usado isso na escola... Concordo com a descrição do material. A nós pediram duas cartolinas coloridas. Mandei duas de tamanho A3... não serve tem de ser maior... E porque não disseram antes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, sem saber o que era o papel esquiço, desconfiei que fosse papel vegetal, por acaso (e vai-se a ver é isso que as professoras querem!), mas quando vimos um bloco que dizia mesmo "papel esquiço" pensámos, obviamente, que era aquilo que era pedido. Afinal não era...

      Quanto à cartolina, tens razão, mas aí também enfio o barrete, pois, quando pedia só uma cartolina (já não peço há anos) assumia que se percebia que era das grandes (suponho que o tamanho oficial seja A2). Nos últimos anos, quando peço cartolinas, peço blocos de cartolinas A4, pois dou-lhes mais uso. Quando preciso das A2 para alguma coisa, peço na escola (ou compro eu).

      Eliminar
  2. Aqui em casa pediram "duas resmas de papel quadriculado e pautado 100g da Ambar". Da Ambar porquê?? Primeiro duvido que a minha criança , no segundo ano, gaste tanto papel. Segundo, da Ambar custa só o dobro do que o de marcar branca e são igualzinhas. Também vieram com essa história da cola ser UHU... Comigo não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do papel, penso que basta a gramagem para distinguir a qualidade do papel, não vejo razão para pedir uma marca específica. Relativamente à quantidade, dependerá do tipo de trabalho do professor. Alguns imprimem ou fazem mais fotocópias do que outros. Eu, por exemplo, peço uma resma no primeiro ano e normalmente só volto a pedir no terceiro, porque no segundo uso as que sobraram do primeiro (não abro as 26 resmas ao mesmo tempo, vou abrindo uma resma à medida que acaba outra). No ano passado tinha segundo ano e as resmas acabaram antes do fim do ano, e eu comprei umas três ou quatro para ter papel para o que ia sendo necessário.

      No caso da cola, eu continuo a pedir da UHU, sim, porque a experiência com outras marcas tem sido desastrosa. No entanto, sempre que uma criança levou para a escola uma cola de outra marca, eu aceitei-a e foi essa cola que a criança usou (para mal ou para bem). Mas acrescento que a qualidade da cola UHU também já viu melhores dias, quanto a mim...

      Eliminar
    2. Espera, não me tinha apercebido que pediram "duas resmas de papel quadriculado e pautado", respondi pensando que tinham pedido uma resma de papel branco liso (por isso falei das impressões e fotocópias). São folhas para usar nos dossiers? Parecem folhas a mais para um ano, mas se ficarem para os anos restantes, já não serão demais!

      Eliminar
    3. Também me admirei com o papel esquisso na primária... nós usámos muitas dessas folhas (na altura vendiam-se avulso e em tamanho grande) mas estávamos em artes no 10º ano!

      Confesso que as professoras e educadoras das minhas filhas estão muito mais sensibilizadas para os "orçamentos" familiares do que no meu tempo... as listas são bastante reduzidas e muito específicas, nada de marcas ou coisas a mais!

      Eliminar
    4. Olívia, podes explicar-me então o que é o papel esquiço (ou esquisso? Confesso que não sei e não me apetece procurar no dicionário)?

      Ainda bem que tens listas mais "soft"!

      Eliminar
    5. Por acaso também peço UHU porque por exemplo a note it não cola (sim... a cola não cola). Mas obviamente é uma sugestão que faço.

      Eliminar
    6. Ana Raquel, já agora pergunto (e tratando por tu): por acaso tens reparado que a qualidade da cola baton UHU tem vindo a piorar, ao longo dos anos? A própria cola e o sistema não são o que eram (não desce tão bem como antes descia, por exemplo). Ou não notas diferença?

      Ainda assim continuo a pedir UHU por falta (ou desconhecimento) de alternativa melhor!

      Eliminar
  3. Papel de esquisso (do italiano schizzo, «esboço», pelo francês esquisse, «idem») é um papel vegetal de gramagem mais baixa, mais fácil de enrolar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta. De qualquer maneira, vou esperar por mais informação por parte das professoras, uma vez que o bloco de papel esquisso que comprámos não é o que queriam...

      Eliminar
    2. Não compres ainda. Espera para veres o que te dizem na escola, talvez tenha havido algum engano no pedido... nós usávamos esse papel para esboços de trabalhos na disciplina de oficina de artes, a Margarida também já precisou no 8º ano para EV ... na primária é a 1ª vez que ouço pedir...

      Eliminar
    3. Sim, é isso mesmo que vou fazer. Para a semana vou ter reunião e logo ficarei esclarecida (espero!). :-)

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.