quinta-feira, 19 de março de 2015

Maria VS Nossa Senhora

Já tive conversas sobre o facto de todas as "Nossas Senhoras" serem Nossa Senhora, isto é, Maria, Mãe de Jesus. Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lurdes, Nossa Senhora de...

Numa visita de estudo, a guia, excelente animadora, explicou que Maria era muitas vezes pintada com um vestido cor-de-rosa e um manto azul, "antigamente" - e em muitos quadros do museu se poderia comprovar.

Mais tarde, ao pé de um quadro que representava uma linda senhora, as crianças disseram que era Maria. Então, a guia recordou-lhes o que tinha dito sobre as cores da roupa de Maria e "explicou-lhes" que aquela não era Maria, mas sim "Nossa Senhora da Misericórdia"... A guia até lhes explicou bem - tendo em conta a idade deles - o que era a misericórdia e o que significava o quadro, só lhe escapou que a Nossa Senhora da Misericórdia era - e é - Maria!

Achei por bem não corrigir a guia - excelente, de resto - à frente da turma, mas pensei dizer-lhe no fim da visita, em privado, só que esse momento acabou por não surgir, devido ao adiantado da hora. E agora fiquei a pensar em todas as crianças que vão ouvir que a Nossa Senhora da Misericórdia não é Maria (e a sentir-me culpada por isso!)...

10 comentários:

  1. Menos!!! Olha que tu, para andares atrás da culpa... fazes-me séria concorrência!

    ResponderEliminar
  2. As bruxas apresentam este tipo de sentimentos?

    Beijos e abraços da Veneza de Portugal

    Família Lopes Palma

    Beijos das nanas MM para aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há bruxas de todo o tipo! :-)
      Beijos e abraços para aí também, especialmente para as manas MM das manas VV!

      Eliminar
  3. Tinha feito um longo comentário, com a fascinante história do azul associado a Maria, que se evaporou quando o tentei rever. :(

    Resumindo, a guia talvez não se tenha explicado bem mas tinha razão no que (provavelmente) queria dizer. Existem características iconográficas que distinguem as representações de Maria, enquanto mãe de Jesus, das representações enquanto Nossa Senhora Disto ou Daquilo. Por isso é que se pode descobrir um quadro com 500 anos, não identificado, e saber com alguma segurança que aspecto de Maria é que está a ser representado (ou até que é suposto ser Maria, mãe de Jesus, e não uma santa ou senhora nobre).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou, por outras palavras, se o senhor João é padeiro às Segundas, Quartas e Sextas, carpinteiro às Terças e Quintas e jardineiro aos Sábados, uma fotografia do senhor João com a roupa branca de padeiro não representa nem um carpinteiro nem um jardineiro... o senhor João, enquanto está a fazer pão, não "é" carpinteiro nem jardineiro. Ou, pelo menos, não é prático nem faz sentido fotografar o senhor João a amassar pão numa estância de madeira usando luvas de jardinagem. :p

      Eliminar
    2. Compreendo o que queres dizer, mas, pegando no exemplo que deste, seja como padeiro, carpinteiro ou jardineiro, o senhor João é sempre o senhor João! :-)

      Eliminar
    3. É uma imagem, não uma discussão filosófica. Não se discute o que o senhor João "é" (informação só disponível para quem conhece o senhor João) mas que aspecto do senhor João está representado pelas suas roupas, ferramentas ou ambiente. Que é como quem diz, a pobre guia sabia certamente que Nossa Senhora e Maria eram a mesma pessoa. :)

      Eliminar
    4. Não estou assim tão certa que soubesse... Se soubesse, diria "Sim, é Maria, mas aqui está representada como ..." (e depois explicava o que explicou).

      Mas a vida continua! :-)

      Eliminar
  4. Não te apoquentes, as crianças vão crescer, vai aparecer certamente a oportunidade de "alguém" lhes explicar tudo isso (esperamos... pois eu conheço gente crescida que fica espantada quando eu digo que Maria só há uma...a modesta rapariga que foi mãe de Jesus... tudo o resto são representações da mesma Maria!!!!)

    bj

    Olívia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, espero que sim! :-)
      Beijinhos para todos (sabes quem são!)

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.