quinta-feira, 6 de junho de 2013

O que dizer quando nos estão a agarrar?

Aprendi a resposta com o Feitiço, quando, durante a viagem de regresso, no comboio, queria que eu o soltasse (o que eu obviamente não podia fazer, para sua segurança):

- Para* de me largar!

------------

*Nota: "Para" em vez de "Pára" é uma das novas grafias mais contestadas. Dizem que, sem o acento, não se sabe que palavra é. A isto, eu respondo com "fora" - lê-se fóra ou fôra? Dir-me-ão: "Só se sabe como ler pelo contexto em que "fora" está inserido!", como nestes exemplos:
    1 - "Ele foi para fora do quarto." / 2 - "Fora isso, está tudo bem!" / 3 - "Fora eu rica, nunca mais teria de trabalhar..."
    Em 1 e 2, "fora" lê-se fóra. Em 3, lê-se fôra.

O mesmo se passa, então, com "para"! Não é assim tão complicado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.