sábado, 12 de setembro de 2020

30 Dias de Gratidão - 12


Dia 12
Um livro que adorei ler


Tantos... Mas se é mesmo preciso escolher, vou selecionar um que só li porque a Matilde insistiu e garantiu que eu iria gostar, apesar de eu, à partida, estar convencida que não gostaria, devido "ao tema".


O tema era bruxos e feitiçarias, genericamente falando. Acabei de escrever isto e pensei que quem me lê deve pensar que eu não sou muito coerente, já que assino "Bruxa Mimi"... Acontece que eu li o livro em 2003, e comecei o blogue em 2013. Além de os eventos não estarem relacionados, o meu pseudónimo deve-se a uma bruxa de livros para crianças mais novas (como expliquei aqui).


Voltando ao post da gratidão, estou verdadeiramente grata à Matilde por ter insistido que eu lesse o primeiro livro da coleção HP: "Harry Potter and the Philosopher's Stone" ("Harry Potter e a Pedra Filosofal" - escrevi em inglês porque foi na língua original que li todos os HP). Ela sabia que eu, após ter lido o primeiro (aliás, após ter lido apenas algumas páginas do primeiro...)  não precisaria de encorajamento para ler os restantes livros. Estávamos, como escrevi anteriormente, em 2003, e a dias de sair o quinto livro. Ora, sempre que estava prestes a sair um novo HP, a Matilde relia os anteriores, por ordem. Eu, que estava a estrear-me no mundo HP, devorei o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e depois tive de esperar que a Matilde terminasse o quinto, para o poder ler. Ainda me lembro da Matilde me dizer: "Então, não ias gostar, não era?", com ar de gozo... Bem, relativamente ao sexto e ao sétimo, comprei-os quando saíram, não fiquei à espera que mos emprestassem...


Quando reli a coleção, mais uma vez pedi emprestados os cinco primeiros livros, desta vez à Mafalda. Um dia ainda vou corrigir esta falha, porque acredito sinceramente que vou reler toda a coleção mais umas tantas vezes ao longo da vida. In English. Já li bocadinhos em português (a Vassoura tem a coleção traduzida) e há algo que se perde sempre na tradução, mesmo que esta esteja bem feita. Quando se pode dispensar a tradução, há que aproveitar!

12 comentários:

  1. olá linda  também prefiro ler na língua mãe quando se proporciona. logo que possa vou à Fnac.
    a minha melhor passagem de ano foi na minha companhia, com um livro do Harry Potter acabado de chegar às bancas na língua original. estava sol, tinha a Diana Krall a cantar baixinho. a minha gata ainda não tinha nascido mas é como se já lá estivesse.
    feliz fim-de-semana 

    ResponderEliminar
  2. Olha, achava que te tinha respondido, aqui (sei que no email respondi)!

    ResponderEliminar
  3. e é suficiente amiga  tens três semanas  beijos

    ResponderEliminar
  4. As semanas, tenho... e a cabeça, terei?

    ResponderEliminar
  5. relaxa querida. não te queria pressionar. tenciono publicar as opiniões sobre a paz durante 52 semanas. e espero por ti o tempo que for necessário. beijos enormes e xi-

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada. Este início de ano está a ser mais complicado do que o costume, infelizmente.

    ResponderEliminar
  7. Olá! Como vai tudo? Estou de visita à blogosfera novamente...
    Também adorei os livros do Harry Potter!
    Beijinhos
    Escondida

    ResponderEliminar
  8. Escondida! Que saudades! Voltaste ao teu blogue no blogspot? Aquilo estava abandonado. Fui espreitar, agora mesmo, e vi que apagaste um "estúpido comentário anterior" [palavras minhas num comentário], mas não vi nenhum post novo...
    Gostava muito que mudasses o blogue para o Sapo, mesmo que, como eu tantas vezes, fiques longos períodos sem escrever. Podes transferir tudo facilmente!
    Beijinhos,
    Mimi

    ResponderEliminar
  9. Tenho que me dedicar a isso... confesso que tenho saudades! O tempo é que é tão pouco...

    ResponderEliminar
  10. Eu sei... É mesmo muito escasso! 😔

    ResponderEliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.