A Magia tem 20 meses (um ano e oito meses, para quem não gosta de fazer contas). Não é uma super bebé em nenhum campo do desenvolvimento infantil.
Não anda sozinha. ![]()
O máximo que já fez, algumas vezes, foi dar uns três ou quatro passos entre dois apoios. Caminha alegremente agarrada às coisas, ou segurando a mão - ou um dedo - de alguém. Mas, quando outras crianças da mesma idade e mais novas, não só andam, como correm, dar uns passinhos não é grande feito...
Sei que é uma questão de tempo. O neurocirurgião pediátrico disse isso mesmo. Problemático seria se ela não andasse, de todo. Assim, devemos "forçar" a marcha, mas sem stress. Forçar, aqui, quer dizer pô-la em situações em que caminha, em vez de ir de gatas ou ao colo. Já foi da creche para casa algumas vezes a pé, pela mão. Não se importa nada, apesar de às vezes querer ir depressa demais e se desequilibrar (não cai porque lhe estamos a dar a mão, claro). Para ela, andar não é problema. Só andar sozinha é que não lhe inspira confiança...
Não diz grande coisa. ![]()
Percebe-se que percebe tudo o que lhe dizemos. O inverso está longe de ser verdadeiro. Das coisas que diz, apenas mamã, papá e papa são palavras bem pronunciadas. O resto só é percetível para pessoas próximas, como aqui a je.
cáco - carro;
anana - banana;
tatá! - já está!
áuff ou áua - água;
mau - mão;
ápé - o pé;
ámai - quero mais;
ámeia - a chucha (!), mas também "a meia";
... Não me lembro de mais palavras que diga. Imita um gato bastante bem, e imita um cão com um som que parece que está a fingir que tem tosse seca "curta".
Noutras componentes do desenvolvimento motor, não sei bem como está.
Come relativamente bem com a colher. Faz puzzles de encaixar animais nos espaços próprios. Monta torres de copos. Folheia livros e revistas com cuidado (ou então não, e lá se vai uma folha). Encaixa (às vezes) peças de Lego duplo. Faz alguns movimentos associados a canções que "aprende" na escola ("cabeça, ombros, joelhos e pés, joelhos e pés", "eu mexo um dedo").
Não, a Magia não é realmente uma super bebé, o que significa que eu não sou uma super mãe (como se eu alguma vez tivesse pensado que era - tendo em conta, especialmente, que já tenho outros três filhos para tornarem evidente que não sou).
Mas...
... nenhum(a) bebé olha para mim como a Magia olha para mim. ![]()
... nenhum(a) bebé tem o sorriso mágico e poderoso da Magia. ![]()
... nenhum(a) bebé tem as gargalhadas terapêuticas da Magia. ![]()
Eu não trocaria a Magia
por nenhum super bebé do Mundo!
A magia é um bebé , o teu bebé ... só por isso já é especial , certo?
ResponderEliminarBeijinhos
Os nossos bebés são sempre mágicos.
ResponderEliminarIndependentemente do desenvolvimento dela, é tua filha e só por isso, a melhor filha do mundo!
ResponderEliminarE não te atormentes por não seres super-mãe. Ninguém é...
ResponderEliminarA Magia tem tempo de fazer da sua magia. Mas o mais mágico é mesmo os sorrisos e a cumplicidade dela para com a mãe. Não há nada que pague isso.
Eu acho que ninguém tem super bebés...
ResponderEliminarNós é que achamos sempre que os nossos são os melhores...
Tal como os adultos os bebés cada qual tem o seu tempo... Temos que o respeitar e não stressar
CLARO que sim... Constatar que não faz isto ou aquilo não belisca nem um pouco o quanto ela é especial para mim!
ResponderEliminarE não podia nem devia ser de outra maneira...
ResponderEliminarSim, é uma das três melhores filhas do mundo!
ResponderEliminarIsso é absolutamente verdade. Nada paga aqueles sorrisos e gargalhadas que partilhamos!
ResponderEliminarEu sei disso, mas às vezes parece que os outros têm mesmo super bebés, que fazem tudo muito cedo!
ResponderEliminarPois claro!
ResponderEliminar
ResponderEliminar
ResponderEliminarCada bebé tem o seu tempo, o seu ritmo! Nós é que temos tendência a generalizar e a comparar...
ResponderEliminarMas os nossos são sempre especiais...cada um de sua maneira!
A minha tem 22 meses e, pelo que dizes, ainda está aquém da Magia. Para mim, é ainda mais especial...não a trocava por nenhuma outra!
ResponderEliminarOhhhh... Claro que não! É a tua Magia, que anda ao seu próprio ritmo. Qualquer dia começa a correr e já não a paras.
ResponderEliminarAssim que se esquecer de pedir uma mão ou um apoio, pensando apenas onde quer ir, a Magia há de andar sozinha... até lá, vamos "forçando" e incentivando!
ResponderEliminar(Ainda há de chegar o dia em que lhe direi para parar de correr em casa...)
ResponderEliminarSó andava de mão dada ou agarrado aos móveis, um dia lá se encheu de coragem, deu a mão a si próprio (foi de mãos juntas) e lá foi ele.
Acho a história deliciosa.
É mesmo uma história deliciosa! Uma das minhas sobrinhas (agora com 12 anos) também andava segurando um dedo de alguém (até o dedo da irmã, ainda pequena, lhe servia). A certa altura, quando lhe ofereceram um dedo, fez que não com a cabeça, cruzou os braços e foi à sua vida. Quis frisar bem que já não precisava de ajuda!
ResponderEliminarPois têm!
ResponderEliminarMimi, cada dia é uma conquista e cada criança tem o seu ritmo. Nós, realmente, é que temos a mania das comparações e isso às vezes trás-nos alguma ansiedade. A Magia é de certeza uma super-bebé noutras competências e tu, para mim, há muito que já és uma super-mãe. Cuidar de quatro crias não é fácil. Um grande beijinho para as duas SUPER e, vai dando notícias das novas conquistas.😘😘😘
ResponderEliminarÉs tão querida, Pózinhos! Muito obrigada pelas tuas palavras e até sexta-feira!
ResponderEliminarAté sexta😉
ResponderEliminar
ResponderEliminarTodas as crianças tem o seu tempo e a Magia terá o tempo dela ;)
ResponderEliminarClaro que sim!
ResponderEliminarPois os meus três tiveram muitas coisas de super bebé... já eu própria, comecei a falar muito tarde (só se percebeu o que eu dizia quando tinha três anos), andei muito tarde, tive o primeiro dente tarde :) a Magia é cá das minhas!! :-)
ResponderEliminarAMLL
Oh, que engraçado, não fazia ideia disso! Nem nunca tal me passaria pela cabeça... atendendo ao que se passou depois! Começaste a ler imitando a tua irmã, quando ela estava na 1.ª classe, não foi? E outras coisas, ao longo da vida... sempre muito atrás da maioria, não há dúvida nenhuma!
ResponderEliminarConclusão: Magia, "take your time, dear!"