domingo, 10 de junho de 2018

O desmame natural da Magia

O desmame natural dá-se quando é o bebé a decidir que já não quer mamar. Foi assim com a Vassoura, quase* assim com a Varinha, assim com o Feitiço e assim com a Magia.


 


A última vez que a Magia mamou foi no dia 29 de maio de 2018.


 


Mas quase poderia dizer que o desmame não foi natural, porque, pela Magia, já tinha sido há muito mais tempo. Eu é que andei a insistir. Ela fazia umas birras terríveis porque não queria o meu (parco) leite, só queria o do biberão (que eu lhe dava sempre a seguir a mamar do peito)! 


 


A minha insistência tinha a ver com as defesas que lhe podia passar no leite, mesmo não sendo muito. Eu bem sabia que era o leite artificial que lhe enchia a barriga (já há bastante tempo). (Estou a falar apenas das refeições de leite - ela já fazia refeições de sopa, fruta, etc.)


 


Mas chegou o dia em que decidi que, se ela não quisesse, eu não insistiria. Ofereci. Não quis. Dei-lhe o biberão. Na mamada seguinte, voltei a oferecer. Não quis. Dei-lhe o biberão. A cena repetiu-se já não sei em quantas vezes seguidas. Até ao dia em que deixei de oferecer (e ela agradeceu).


 


A certeza que o leite que eu tinha era muito residual tornou-se evidente na ausência de desconforto nas minhas mamas, ao longo deste processo. Ficaram na boa. Antes assim!


 


*Já só mamava uma vez por dia (mas bebendo sempre o biberão a seguir) e eu e o Rogério passámos um fim de semana fora, num retiro. Ela ficou com os padrinhos, que lhe deram o biberão tanto na mamada que já só era biberão, como naquela em que, habitualmente, seria mama + biberão. Correu lindamente.

8 comentários:

  1. Está a ficar uma menina crescida!
    E tu, a ficar sem bebés! 

    ResponderEliminar
  2. Pois é... Tenho de ver o que posso fazer em relação a isso! 

    ResponderEliminar
  3. Confirmo a parte do asterisco :)
    Bjs para todos,
    AMLL

    ResponderEliminar
  4. Já tinha saudades dos teus comentários (mas ainda maiores são as saudades que tenho de ti)! 

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que foi uma transição pacífica para Magia. os meus nunca quiseram nada com biberão a Bá rejeitou o biberão e o Gonçalo também, o que foi mau, porque à Bá ainda lhe consegui ir introduzindo outro leite, mas o Gonçalo deixou de mamar bem tardinho( cinco anos) e ainda hoje não quer nada com leite. Felizmente gosta e iogurtes.

    ResponderEliminar
  6. Custou-me tanto introduzir o biberão (cada filho começou mais cedo do que o anterior a precisar de suplemento), que algum aspeto positivo teria de haver, para "compensar"! 
    O Gonçalo tem bom gosto, quanto aos iogurtes, e, ao que parece, o leite é cada vez mais posto de parte por muita gente, que diz sentir-se melhor sem ele, por isso, ele lá sabe! 

    ResponderEliminar
  7. Pózinhos de pirlimpimpim11/06/2018, 19:59:00

    Os meus mamaram mais ou menos 3 ou 4 meses e não eram esquisitos. O mais velho queria era comer, não se importava com o que vinha primeiro ( ou mama ou biberão).  

    ResponderEliminar
  8. Esperto! Não ser esquisito com a comida é muito bom - para eles e para nós! Os meus "crescidos" não são muitos esquisitos com a comida em geral, mas cada um deles tem "embirrações" com algumas comidas... (Eu sei o que isso é, pois também tinha...)

    ResponderEliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.