Sinceramente, se não fosse a reação que a imagem está a causar, nem me passava pela cabeça associar a mesma a racismo.
Se houvesse duas crianças, uma preta e outra branca, ou melhor, três crianças, uma preta, uma branca e uma com os olhos em bico, todas com uma camisola igual vestida, a H&M já estava safa?
Acho que o racismo está mais em quem faz a associação do que na H&M...
Enquanto pesquisava a imagem, encontrei este comentário, que expressa o mesmo que eu, por outras palavras:
Subscrevo o que dizes e esse tweet!
ResponderEliminarMuitas vezes, as pessoas ficam "inflamadas" por opção!
ResponderEliminarTotalmente de acordo.
ResponderEliminarO preconceito parte de nós!
Exato!
ResponderEliminarQuando vi ontem essa polémica foi mesmo o que pensei: "mas que raio?!? A mim não me passaria pela cabeça!"
ResponderEliminarO racismo está nos que vêem nisso racismo...
Completamente!
ResponderEliminarAcho que não é bem assim Se um de nós, brancos, fôssemos comprar a camisola para a oferecer a um preto, o que acham que acontecia? Ele ia achar piada e encher-nos de abraços e beijos depois de ler aquele slogan? Não me parece
ResponderEliminarEm primeiro lugar, a camisola é para crianças; em segundo lugar, se fizéssemos o que dizes com intenção de ser ofensivos, certamente seríamos e a reação não seria talvez a melhor, mas é para isso que existe o papel para a troca; em terceiro lugar, qualquer roupa pode ser vestida por qualquer pessoa, não existe roupa consoante a cor da pele!
ResponderEliminarComentei exactamente o mesmo.
ResponderEliminarAcho muito pouco provável que a H&M tenha pensado "vamos lá criar um anúncio racista para ver se vendemos mais a uns quantos trogloditas e irritamos todos os outros clientes".
Quanto a mim, o que o anúncio mostra é exactamente o contrário: ao longo de todo o processo (criar a camisola, escolher o modelo, fotografar e publicar) a imagem não necessitou da aprovação de ninguém suficientemente racista para achar que poderia criar problemas.
Eu também acho pouco provável que tenha sido esse o plano!
ResponderEliminar