segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Para fazer o bolo

Para fazer o bolo decidi, pela primeira vez, seguir a minha receita, tal e qual a escrevi aqui no Alheia. Copiei-a para o Word, imprimi-a (duas páginas por folha, para ficar tudo numa página A4) e prendi a folha com um cabide de molas ao puxador de um armário alto da cozinha. Até aqui tudo bem.

Preparei todos os utensílios e ingredientes seguindo as instruções. Até aqui tudo bem.

Deixou de estar tudo bem quando tentei seguir a indicação que dizia: "Aproveitar os momentos de espera do ponto anterior para: a) Encher a caneca 1 com farinha e b) deitar as 6 colheres de óleo...". É que o ponto anterior era deitar o açúcar da caneca 1, aos poucos, para a batedeira, esperando depois de deitar cada bocado de açúcar. Ora, se o açúcar ainda estava dentro da caneca 1, não podia enchê-la com farinha!

Acabei por perceber o que devia fazer: passar logo à alínea b). Acabei por fazer o que dizia em a), mas só depois de deitar a raspa para cima da mistura,

Outro problema foi na colocação da forma no forno. Nas instruções escrevi "numa prateleira a meio", mas parece-me que "prateleira a meio, ficando a parte de cima da forma realmente a meio e a base da forma na parte de baixo da zona do meio do forno", apesar de extremamente longo e confuso, traduzia melhor o que se deve fazer.*

*Não sei se adivinharam que o bolo ficou um bocadinho (mesmo só um bocadinho, não comecem para aí a pensar que queimei o bolo) escuro...

Conclusão que tirei: nenhuma das leitoras que disse que ia experimentar a receita o fez, ou, se o fez, não seguiu os passos tal como os descrevi. Caso contrário, teria certamente comentado que a primeira situação problemática era mesmo um erro!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Não tirei... Já era muito tarde! Mas se duvidas que ficou só um bocadinho escuro, fico muito ofendida! ;-)

      Eliminar
    2. Quero é cuscar decorações!
      Nunca mais me esqueci do bolo de kit kat e pintarolas que fizeste para uma das meninas...

      Eliminar
    3. Ah, OK! Desta vez reutilizei um boneco do Noddy em JumpingClay que fiz para o bolo dos três anos do Feitiço, colocando nova folha de alumínio por baixo. Estava como novo, exceto o guizo do chapéu, que está desaparecido em combate (e não tive tempo de fazer outro, pois só dei conta de manhã). Maravilhosa JumpingClay, é o que te digo!

      Eliminar
  2. Querida Mimi,
    A auxiliar da sala do Feitiço disse-me que o bolo estava mesmo muito bom e que bolo de laranja era o preferido da educadora.
    Beijinhos,
    Gato Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Rogério,
      Obrigada por este mimo!
      Beijinhos e até já!
      Mimi

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.