quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desafio "Berra-me baixo" #4

A terceira semana do desafio foi parecida com a primeira, com a diferença que o Feitiço tem gritado menos.

Ontem à noite, a Vassoura e a Varinha tiveram um desentendimento e, a certa altura, a Vassoura gritou aos ouvidos da irmã. Justificou-se dizendo que estava irritada. Vi aquele momento como uma oportunidade para refletir em conjunto, ajudando-me e ajudando-a também. Disse-lhe:

- Lembras-te daquele desafio de que te falei, do "berra-me baixo"? Por que é que achas que não quero andar aos gritos? Por que é que quero mudar? ...

A Vassoura não respondeu. Ficou com um ar de quem percebe onde a conversa vai parar, mas não lhe agrada. Eu continuei, insistindo:

- Porquê, Vassoura? Porque não é a gritar que as coisas se resolvem. Agora, por exemplo, eu estou bastante aborrecida contigo, mas não estou a gritar...

Não consigo reproduzir todo o meu discurso, mas acabou por surtir o efeito imediato desejado - um pedido de desculpa de uma à outra (pois a Varinha tinha a sua parte de responsabilidade no desentendimento). Em relação ao efeito a longo prazo (levar a Vassoura a refletir antes de gritar), veremos se surtiu ou não. Com alguma sorte e empenho, não precisará de chegar aos 40 anos para adotar uma postura "berra baixo".

4 comentários:

  1. Que demais! Vou partilhar no FB! Um beijiho!!

    ResponderEliminar
  2. Que lindas!! Com certeza! Não vão ser umas "quarentonas berronas" como nós!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero poder contribuir para que assim seja, realmente. Que não sejam adultas recalcadas (que isso é muito mau!), mas saibam deitar cá para fora o que precisarem, de uma forma verdadeiramente (e não falsamente) civilizada.
      Beijinhos! :-)

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.