quinta-feira, 13 de abril de 2017

Lembro-me...

... de ter lido, há anos (tinha o blogue apenas alguns meses), num blogue de alguém que escreve bem, algo como:


 


"Encontrei um novo blogue [não era o meu] que me pareceu interessante, com alguma piada, até dar de caras com «À anos...»... Não, afinal não vai dar para seguir este blogue!"


 


Na altura pensei que era radical excluir o tal blogue por causa desse erro (que eu também detesto e para a erradicação do qual tentei contribuir aqui e aqui), pois, se gostava do conteúdo, talvez valesse a pena ler.


 


Hoje fui espreitar um blogue que me aparecia como sugestão de subscrição. Não consegui subscrever porque vi demasiados erros, em vários posts, e o conteúdo não me interessava o suficiente* para conseguir desligar a mente dos erros. Foi nessa altura que me lembrei do que tinha lido há anos... e compreendi melhor a opção da blogger.


 


* Há outros blogues em que o conteúdo justifica a leitura, apesar dos "erros de estimação" que lá se encontram.

12 comentários:

  1. Pózinhos de Pirlimpimpim05/06/2018, 16:28:00

    Mimi, explica-me lá uma coisa onde eu tenho sempre dúvidas e por isso, normalmente, troco de palavra. Como se escreve?? É secalhar ou se calhar??

    ResponderEliminar
  2. São duas palavras. "Secalhar" não existe. "Se calhar" é como "Se der", "Se fizer", "Se conseguir"... A diferença é que os outros verbos são muito mais usados do que o verbo "calhar", pelo que raramente alguém os junta ao "se".

    ResponderEliminar
  3. Pózinhos de pirlimpimpim05/06/2018, 19:32:00

    Esclarecida. Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Sempre que puder ajudar... estou às ordens! Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Catarina Bernardo24/07/2020, 03:11:00

    Pois...de facto, há erros q "causam erisipela"...e, se o conteúdo não for altamente cativante, a ponto de conseguirmos ignorá-los, não vale mesmo a pena...🙂🙂

    ResponderEliminar
  6. É exatamente o que eu acho! 😊

    ResponderEliminar
  7. Também não gosto de erros, embora também dê alguns. Mas nesse caso, eu consigo ''desculpar'' os erros porque vejo um esforço da parte da pessoa que escreve. Criou um blogue, já é um começo, com a prática e leitura de outros vai aprender.

    ResponderEliminar
  8. É um ponto de vista interessante, o de ver o início de um blogue como um passo em frente para uma escrita melhor. Nunca tinha pensado nisso. 
    Mas, parece-me, nem sempre será o caso. Uma pessoa pode escrever mal e não ter noção, pelo que o blogue não será veículo para uma melhoria na qualidade da escrita.
    P.S. - Já agora: gralhas e erros esporádicos não são o mesmo que um certo tipo de erro, sistematicamente repetido. 

    ResponderEliminar
  9. Sim, tem toda a razão. Mas com a prática de escrever, vai acabar por perceber. Porque escrever faz com que tenhamos de ler outros blogues, livros, jornais, de pesquisar, de aprender mais sobre um assunto. Ninguém cria um blogue se não tiver essa vontade em si. 

    ResponderEliminar
  10. P.S: Tem toda a razão quando diz que uma pessoa pode escrever mal e nem perceber e que ''gralhas e erros 

    ResponderEliminar
  11. Eu não quero ser do contra ou ter "mau feitio" (), mas acho mesmo que há quem só tenha um blogue por pura vaidade e nenhuma vontade de melhorar no que quer que seja (porque já se consideram "a cereja no cimo do bolo" em qualquer área, inclusive na escrita de blogues)...

    ResponderEliminar
  12. Pois, é no "sempre" que discordo...

    ResponderEliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.