sábado, 22 de fevereiro de 2014

Alheia a quase tudo o que é reality show (e não só)

Big Brother - vi o primeiro em porções grandes. Ainda me lembro do vencedor, o Zé Maria, de uma loira (acho que se chamava Susana), de um selvagem que deu um pontapé a uma que não se calava e que ficou (casou?) com uma outra que já tenho visto de relance na televisão. Da segunda edição, lembro-me que ganhou um rapaz "bem-comportado". Talvez se chamasse Henrique, mas a minha memória já não é o que era. Não me lembro de mais ninguém. Da terceira, que a minha irmã mais nova dizia ter "mais nível" do que as anteriores, lembro-me apenas que ganhou uma rapariga, penso eu que dos Açores.

Big Brother dos Famosos - Famosos? Para quem? Não sei. Foi neste programa que entraram uns atores brasileiros? Ou era só um? Ou foi num programa da concorrência? Não sei. Só vi o que me foi imposto ao olhar. Por opção, não vi nada.

Casa dos Segredos - sei que existiu (existe?) este programa, não sei em que "temporada" vai (se ainda vai), mas oiço dizer tão mal que prefiro ficar na ignorância. (Mesmo que não ouvisse dizer mal, depois do BB fiquei vacinada contra Reality Shows.) Acho que consigo dormir de consciência tranquila.

Peso Pesado - Já o primeiro ia avançado, comecei a espreitar. Culpa de algumas das minhas colegas que falavam dos concorrentes como a minha mãe fala das telenovelas - de uma maneira de tal modo envolvente que eu fico com a impressão que acompanho a coisa desde o início, e com a sensação que tenho de acompanhar até ao fim. Não me lembro do nome de ninguém, mas lembro-me de, como muita gente, achar injusto que o fator de decisão sobre quem saía do concurso não fosse sempre o de quem perdera menos peso (proporcionalmente). Lembro-me também que houve um casal de noivos fofinhos e que ele ganhou (não sei se na primeira edição, se na segunda). Depois o casamento deu na televisão (deu, não deu?), mas não testemunhei o feliz enlace.

Vários programas em que vivem, treinam e cantam na mesma casa - praticamente não vi, não sei mesmo o nome de ninguém. Antes dos reality shows, adorei o Chuva de Estrelas. Mas já neste concurso não tinha muita paciência para a parte da conversa, quanto mais nestes em que misturam tudo! Nããã..., não são para mim.

Programas em que dançam - não há nenhum que seja reality show, pelo menos que eu tenha conhecimento. Gostava de ver, quando calhava, mas mais uma vez a parte da conversa era chata.

Enfim...

Para terminar, o porquê deste post, hoje:

Li, num blogue que não conhecia, uma referência a uma ex-concorrente da Casa dos Segredos (quando dizem "degredos", é a este show que se referem, não é?), que, ao que parece seguindo os passos de outros ex-concorrentes, se lançou agora no mundo da música. O post no tal blogue incluía um vídeo, mas não cheguei a clicar, depois de ler o post e os comentários tão depreciativos. É que a questão não era ser um vídeo mau, era ser um vídeo mau de uma ex-concorrente. E eu pensei: "Ora, se não me dissessem que era uma ex-concorrente, não faria a mínima ideia que o era, pois pura e simplesmente nunca vi - e nunca é mesmo nunca).

P.S. - Acho que não há muita gente que assuma ver ou ter visto estes e outros reality shows, mas se continuam a fazer novas edições, é porque têm audiências, não é? Eu assumo o que vi, em tempos, mas não é graças a mim que continua a haver esta trash TV...

5 comentários:

  1. Depois de ter escrito o post lembrei-me que também vi o Masterchef USA (em reposição). No Masterchef também há exposição da pessoa, mas não se vê a parte casa, só aparece a parte culinária (além das muito repetidas partes em que eles comentam o que sentiam em dado ponto da competição). Menos mau...

    ResponderEliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.