domingo, 14 de julho de 2013

Erros do passado #3

Este até mete arrogância (minha) à mistura...

Não costumo escrever nomes de legumes, mas, à partida, penso que os sei escrever. Suponho que o mesmo se passe convosco.

Há uns anos, numa mercearia, reparei no nome deste legume, escrito no plural, tal como está na legenda.

Brócolos

Eu, senhora-professora-muito-dona-do-meu-nariz, não disse nada, mas pensei (mesmo): "Que ignorantes! Escrevem os nomes de qualquer maneira...", enquanto na minha cabeça visualizava a palavra correta (achava eu): "Bróculos"! Afinal de contas, era só acrescentar "óculos" às letras iniciais "Br", certo? ERRADO!

Já não me lembro como fiquei a saber que "brócolos" se escreve com "o" e não com "u" na segunda sílaba, mas nunca mais me esqueci que, naquele dia, fui arrogante demais, mesmo não dizendo nada. Agora tenho mais cuidado antes de julgar que os outros escrevem mal (pelo menos em relação a palavras que não tenho por hábito escrever)!

11 comentários:

  1. Todos é que sabem tudo, já diz o ditado.....


    saudações de MF

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem escreve posts destes com os erros que já cometeu... de arrogante não tem nadinha!

      Eliminar
    2. Todos temos os nossos momentos bons e menos bons... Naquele dia fui interiormente muito arrogante, não tenho a menor dúvida!

      Eliminar
  3. Também já fui um pouco assim! Mas com o novo acordo ortográfico e todas estas alterações, tenho muitas vezes dúvidas, dúvidas e mais dúvidas! E claro, também cometo as minhas "gafes", principalmente quando penso mais rápido do que escrevo e falo! É cá um atropelo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo AO também me leva a usar (ainda mais) o dicionário!

      Eliminar
  4. Olhem... eu, recuso-me a reconhecer que esse existe! estou a ver se consigo digerir a coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E consegues ajudar a tua filha nos t.p.c. sem lhe criares confusão?

      Eliminar
  5. Ela acabou agora o primeiro ano. A escrita ainda é um bocado básica... e nas cópias não há engano! confesso que ainda não me deparei com essa dificuldade... (ou tenho andado distraída)

    No ano que vem tenho que me pôr ao caminho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Vassoura também acabou o primeiro ano, mas já foi confrontada com o acordo antigo, em livros que temos em casa, e lá tive de lhe explicar que havia letras que não se diziam, e que por isso deixaram de se escrever. Apanhou bem a ideia, mas é claro que o novo AO tem mais diferenças do que estas das letras mudas, e muito ficou por dizer. Eu própria não interiorizei muita coisa (apesar de estar a par de muitas alterações).
      Mas não te apercebeste (lembrei-me agora) de que os meses e as estações do ano se escrevem com minúscula? A tua filha certamente escrevia a data "grande" na escola... ou não?

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.