domingo, 30 de junho de 2013

A boa pronúncia do Feitiço

É engraçado assistir à evolução da linguagem nas crianças. Começam por dizer mal as coisas e inventar palavras (o Mia Couto também inventa palavras e pagam-lhe - merecidamente, acrescento - por isso), o que nos diverte e dá origem a alguns posts (meus e não só).

Aos poucos começam a conquistar as sílabas de pronúncia mais difícil e isso também é muito bom de ver. Então quando são os nossos filhos... Ui! É um orgulho (mal disfarçado).

A última conquista do Feitiço são os pr e os br. Não diz sempre bem, mas já consegue fazê-lo sem ser a repetir.

Dois exemplos:

Feitiço: Mamã, podes dar o "pato" de sopa?
Eu: Não tenho nenhum "pato"...
Feitiço: Praato. [Assim mesmo, com o "a" prolongado]

Feitiço (com uma lagarta de brincar, a que chama cobra, na mão): Olha a coba.
Eu: Coba?
Feitiço: Co-bra.

Já está tão especializado na correção destas sílabas que se pôs a corrigir a Varinha (que tem a mania de frequentemente falar à bebé). Hoje, depois da Missa, falámos em ir ao parque.

Varinha: Podemos ir ao "paque"?
Eu: Não é "paque".
Feitiço: É pra-que.

3 comentários:

  1. Também nos rimos... Na sequência do que contei, a Vassoura disse, com ar professoral: 'Não é "paque", nem "praque", é parque!'. Uma senhora!

    ResponderEliminar
  2. Sai à Mãe... tudo muito certinho. :-)

    ResponderEliminar
  3. Olha, a título de desabafo, há bocado apetecia-me rifá-la, tal era o desvario!

    ResponderEliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.