domingo, 12 de maio de 2013

Receita de bolo para totós - em três posts (a ler apenas por pessoas que se incluam na categoria indicada ou extremamente curiosas) #1

INTRODUÇÃO

Eu sei fazer um bolo, e um bolo apenas (não duvido que, tentando, consiga fazer outro, mas nunca experimentei). Mas é um bolo simples e saboroso. Desde que aprendi a fazê-lo, em novembro passado (aos 39 anos e já mãe de três crianças), fiz uns cinco.

Ontem voltei a fazê-lo e lembrei-me que dissera à minha irmã que iria colocar a receita no blogue (em vez de a dar no momento em que ela ma pediu, como faria uma boa irmã). O principal problema: como redigir a receita?

a) Imitar os livros de receitas, assumindo que quem lê está fartinh@ de fazer bolos e sabe mais do que o básico, isto é, muito mais do que eu;

b) Escrever a receita como fiz para mim, a partir das instruções que me deu a Nina. Traduzindo: dizer tudo, tudo, até o óbvio (porque, para mim, nada era - ou é - óbvio, na cozinha).

Escolhi a opção b), o que traz outro problema. Eu recebi instruções que remetem para utensílios específicos (concretamente, a batedeira e a forma para bolos). Nunca me aventurei (nas inúmeras vezes em que fiz o bolo) com outra batedeira ou outra forma. Mas é claro que isso não será problema para a maioria das pessoas.

Vamos a isto?

(Preparem-se, que o post é meeeesmo longo! Tão longo que vou precisar de três partes para escrever tudo. Como ainda não escrevi as outras partes e tenho três filhos pequenos, não se admirem com a eventual demora na publicação do resto.)

2 comentários:

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.